Nódulos reumatoides no couro cabeludo

Escrito por sarah l. harrer | Traduzido por flávia fernanda
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Nódulos reumatoides no couro cabeludo
Nódulos reumatoides no couro cabeludo não são tão comuns como os nódulos na mão e no pé (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A artrite reumatoide (AR) é enfermidade crônica que afeta as articulações, especificamente a membrana sinovial, que é o revestimento das articulações. A doença envolve os surtos de articulações inflamadas, seguidos por períodos de tempo em que há pouco ou nenhum sintoma. A artrite reumatoide pode resultar em deformações permanentes se o a doença não for tratada, deixando nodosas as articulações. Nódulos reumatoides são outro sintoma desta doença, e eles aparecem em pontos de pressão, como as mãos, pés e couro cabeludo.

Outras pessoas estão lendo

Formação

Os nódulos reumatoides formar-se em pessoas com artrite reumatoide que têm altos níveis de fator reumatoide (FR) no sangue. Os nódulos reumatoides mais comumente formam-se em locais onde a pele está exposta à irritação constante, como os dedos e calcanhares. Nódulos no couro cabeludo são muito menos comuns. Os nódulos geralmente não formam-se até que a doença tenha progredido durante pelo menos um ano, e que ocorre apenas em 25 por cento das pessoas com artrite reumatoide.

Características

Os nódulos reumatoides no couro cabeludo variam em tamanho, de tão pequeno como uma ervilha até tão grande como uma noz. Em raras ocasiões, os nódulos podem crescer tão grandes como um punho. Eles são da cor da pele e firmes ao toque. Os nódulos são feitos de diferentes tipos de células sanguíneas que rodeiam um núcleo de fibras de proteína. A maioria dos nódulos são indolores, especialmente aqueles que aparecem no couro cabeludo, porque eles não estão expostos a tanta irritação quanto aqueles nos pés ou mãos.

Causas

A razão de formarem-se nódulos reumatoides não é conhecida completamente. O FR no sangue é um fator importante, mas os médicos não confirmaram que esses auto-anticorpos são a única origem. Os nódulos no couro cabeludo podem formar-se por causa da exposição constante da parte de trás do couro cabeludo à pressão e irritação. Pele e osso se friccionam, fazendo com que os vasos sanguíneos se quebrem e auto-anticorpos juntem-se na área. Alguns estudos AR mostraram que fumar pode causar nódulos. Os pesquisadores também acreditam que a droga metotrexato contribui para a formação nodular.

Tratamento

Nódulos reumatoides no couro cabeludo são geralmente pequenos e inofensivos, sem necessidade de tratamento. Se os nódulos se tornarem infectados ou dolorosos,podem ser reduzidos em tamanho ou removidos. Drogas Anti-Reumáticas Modificadoras da Doença (DARMD) e esteroides são utilizados para reduzir nódulos no couro cabeludo. Os nódulos reumatoides, também podem ser removidos cirurgicamente. A cirurgia é executada se os nódulos forem infectados ou o paciente estiver desconfortável com o aparecimento de grandes nódulos. A principal desvantagem da cirurgia é que os nódulos podem voltar a crescer no mesmo local dentro de alguns meses de afastamento. A melhor maneira de gerenciar os nódulos em qualquer parte do corpo é monitorar as alterações neles e relatá-las ao médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível