A arte de fazer objetos com argila

Escrito por leslie rose | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A arte de fazer objetos com argila
Pote de argila (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Apesar de não haver um jeito certo ou errado de fazer objetos de argila, existem algumas diretrizes que devem ser seguidas para criar objetos que possam ir ao forno.

Eliminando bolhas de ar

A argila deve ser compactada antes. Compactar é um processo parecido com sovar massa que pressiona as bolhas de ar para fora da argila. Caso o barro tenha bolhas de ar quando for ao forno, as bolhas se expandem, quebrando o objeto. Compacte sua argila por 5 a 10 minutos antes de começar a criar.

Nunca coloque uma argila de 2 cm de espessura no forno (ela irá explodir). Dessa forma, se você quer fazer um objeto espesso de argila, ele precisará ser vazio por dentro, para que as paredes tenham menos de 2 cm de espessura. Porém, voltando à primeira regra (sem bolhas de ar), se o objeto tiver um centro vazio, ele não pode ser fechado.

Por exemplo, você quer fazer um ursinho de argila, e ele têm uma barriga redonda de uns 12 cm de espessura, essa barriga deverá ser vazia. Você pode lidar com isso de algumas maneiras. Você pode fazer uma bola oca e furar um pequeno buraco no fundo, que mal será visto no exterior. Dessa forma, o urso será oco por dentro, mas parecerá sólido visto de fora. Você também pode virar o urso e retirar o centro, de forma que ele pareça realista - desde que ninguém o olhe por baixo.

Partes marcadas

A marcação é um método para encaixar umas peças às outras. Apesar de ser mais fácil encaixar peças não marcadas, elas estão mais propensas a se separar conforme a argila seca.

Para marcar a argila, use uma madeira pontuda ou ferramenta de metal para fazer arranhões nas duas superfícies que estarão em contato. Escove em água ou (para uma junção mais segura) passe uma argila bem aguada e fina pelas marcações.

Agora junte as duas peças uma na outra. Depois que a argila secar, a ligação entre as peças marcadas será forte e capaz de sobreviver ao calor no forno.

Deixando o objeto secar

Antes de colocar o objeto no forno, ele deve secar completamente. A argila seca terá uma aparência mais leve e estará na temperatura ambiente. O barro que parece seco, mas ainda está frio ao toque possui umidade. Se a argila não estiver completamente seca ao ser colocada no forno ela irá explodir.

Criação de objetos

Como mencionado anteriormente, não há um jeito certo ou errado de fazer objetos de argila. Escolha um objeto e faça. Você desenvolverá seus próprios métodos e técnicas ao longo do tempo. Pode olhar um modelo do objeto ou um exemplo antes de começar. Você terá várias ferramentas à disposição, como ferramentas de madeira, esponjas, baldes de água e ferramentas para aplainar. Elas podem ser ferramentas profissionais compradas em lojas de artes ou feitas a partir de itens domésticos.

Porém, suas ferramentas mais importantes são suas mãos e a motivação para criar. Não se intimide por qualquer objeto porque ele parece complexou ou desafiador. Divida-os em suas partes mais básicas e reconstrua a partir daí. Por exemplo, se estiver fazendo uma escultura de urso, comece pelo corpo. Não invista muito tempo modelando o corpo até que tenha feito as outras partes. Crie a cabeça e encaixe-a no pescoço. Faça o mesmo com a cauda. Uma vez que as partes diferentes forem encaixadas, o urso pode ser modelado em mais detalhes.

Técnicas

As técnicas básicas ensinadas em qualquer aula de arte tridimensional incluem fazer objetos (geralmente vasos) a partir de pedaços, bolas ou espirais.

Um vaso é feito a partir de uma bola de argila que caiba na palma da mão. Segure a bola em uma mão e empurre o dedão para o lado, para criar uma depressão funda, mas não furando até o lado oposto. Agora, com seu dedo ainda dentro da bola, use os outros dedos para moldar o lado externo, pegando a argila entre o dedo e o polegar. Gire a bola cerca de 30 graus e pegue novamente. Gire de novo e pegue de novo. Continue esses passos até que a bola tenha uma forma cônica. Manipule o cone em forma de tigela, com uma base plana e lados curtos. Este é o vaso de argila. Eles são projetos fáceis para iniciantes. Também são úteis se você quiser fazer um corpo grande e oco (como no caso do urso falado anteriormente). Simplesmente faça dois vasos de mesmo tamanho e cole as bordas para fazer uma bola oca.

Outra técnica é fazer objetos a partir de pedaços de argilas. Simplesmente use um rolo para abrir os pedaços. Usando uma faca, corte a argila na forma desejada. Os pedaços de argila podem ser usados para fazer caixas, canecas, casas e outros itens quadrados, retangulares ou planos.

A última técnica é a da argila em espiral. Role pedaços de argila na forma de uma corda, como uma cobra comprida, e depois faça uma espiral, encaixando as camadas na forma desejada. As espirais podem ser suavizadas para parecer uma parede sólida, ou deixadas assim como decoração.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível