Orientações de vestimenta para roupas sociais

Escrito por tanisha coffey | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Orientações de vestimenta para roupas sociais
Siga estas orientações para se vestir adequadamente no trabalho (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Um antigo ditado faz uma recomendação única para pessoas focadas na carreira. Ele sugere: "Vista-se para o emprego que você quer, e não para o que você tem". Embora o conselho faça sentido — porque a maneira como você se veste tem um papel em como os outros o veem, como colegas e supervisores, por exemplo —, ele deixa muito espaço para critérios pessoais sobre como os seus trajes deveriam ser como um profissional de negócios. Mas existem algumas dicas para ajudá-lo a entender melhor algumas orientações comuns para roupas sociais, para que você saiba como levar o seu visual, e carreira, ao próximo nível.

Outras pessoas estão lendo

Roupas sociais tradicionais

As orientações para roupas sociais tradicionais são exatamente as mesmas quanto ao como se vestir para uma entrevista de emprego. Para homens, isso significa vestir uma camisa, gravata e terno com sapatos sociais. Enquanto isso, mulheres deveriam usar um terno com calça ou saia (na altura do joelho ou mais longa) com meia-calça e sapatos fechados. Embora cores escuras e profundas devam sempre ser parte do guarda-roupa profissional, sinta-se livre para incorporar cores sólidas mais claras e tons de terra, ou peças de realce que possam ser intercambiadas. Isso dará mais versatilidade ao guarda-roupa.

Roupas sociais relaxadas

A diferença primária entre as roupas sociais tradicionais e as relaxadas é que um terno não é obrigatório. Ao invés disso, um casaco esporte com camisa social e gravata, calças e sapatos sociais são apropriados para homens. Enquanto isso, mulheres trabalhando em ambientes de negócios mais relaxados devem usar um blazer, suéter ou blusa com uma saia social ou um par de calças; meias sociais ou meia-calça e sapatos fechados devem completar a roupa.

Roupas sociais casuais

Ao escolher roupas para um ambiente de negócios casual, concentre-se mais na parte de negócios da roupa do que no lado casual. As orientações para roupas sociais casuais geralmente incluem camisas com colarinho, calças sociais e sapatos fechados tanto para homens quanto para mulheres. Mulheres também podem usar vestidos. Se, porém, o vestido for sem mangas, as alças devem ter pelo menos 2,5 cm de comprimento, e um suéter ou casaco deve acompanhá-lo.

Roupas sociais formais

As orientações para roupas sociais formais não são tão complexas. Pense no que você usaria para um evento social depois das 17h — smokings para homens e vestidos longos formais para mulheres — e, depois, diminua um pouco o fator "glamour". Por exemplo, homens deveriam usar um terno escuro e bem cortado com camisa branca, abotoaduras e gravata (ou gravata-borboleta) e sapatos sociais; tecidos de boa qualidade são essenciais. Mulheres devem escolher um vestido longo (ou um pouco mais curto) apropriado para a sua faixa etária, e devem, de certa forma, conter a sensualidade; isso não significa que você tenha que esconder seu corpo ou que não possa mostrar um pouco das pernas ou do decote, e sim que você deve escolher uma roupa que equilibre a sensualidade (se desejado) e o profissionalismo. Em relação às cores, fique longe de estampas multicoloridas; cores escuras são geralmente a opção mais segura, mas as mulheres podem brincar mais com os tons do que os homens.

Exceções

Estas orientações para roupas sociais são para aqueles que trabalham em ambientes do tipo corporativo. Aqueles que trabalham em outras profissões – como médicos, artistas, chefs e paisagistas — podem não ter que usar os tipos de roupas acima para que se considerem vestidos apropriadamente para o trabalho. Portanto, para estar seguro quando for entrar num novo ambiente de trabalho, siga estas orientações, mas tome nota do que gerentes e executivos estão vestindo para entender completamente como você deverá se vestir naquele ambiente de trabalho em particular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível