Como fazer overclock em uma GeForce 9400 GT de forma segura

Escrito por david ward | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer overclock em uma GeForce 9400 GT de forma segura
Siga algumas diretrizes para fazer overclocking na sua placa gráfica sem sobreaquecê-la (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Fazer overclock em uma unidade de processamento de gráficos (GPU) pode sobreaquecê-la, danificando a placa gráfica. No entanto, há formas de certificar-se que a GPU permanecerá em uma temperatura segura, permitindo que a placa esteja dentro dos limites operacionais. O gabinete do computador pode ser alterado para certificar-se que o fluxo de ar seja efetivo, o que pode refrigerar a placa. Além disso, o programa de overclocking da nVidia, "nTune", contém configurações que mantêm a GPU funcionando dentro de temperaturas seguras. O que é mais importante, o "nTune" permite ao usuário definir regras que só habilitem o "overclocking" quando você estiver usando programas que o requeiram, o que evita que ele seja feito sem necessidade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ventiladores para gabinete
  • Chave de fenda
  • nTune

Lista completaMinimizar

Instruções

    Alterações no gabinete

  1. 1

    Abra a lateral do gabinete do seu computador. O processo para realizá-lo depende do modelo do gabinete, mas normalmente consiste em remover alguns parafusos na parte posterior do mesmo.

  2. 2

    Observe no gabinete se há obstáculos que impeçam que o ar flua da parte frontal para a posterior. O maior obstáculo são os cabos grandes. Junte-os e coloque-os perto das bordas do gabinete. Ligue o computador, com a lateral ainda removida, e sinta o fluxo de ar na parte frontal do gabinete, por cima da placa-mãe e na parte posterior.

  3. 3

    Revise as partes frontal e posterior do gabinete, para certificar-se que haja ventiladores em ambos os lugares. Se faltar algum, compre-o e instale-o. Alguns ventiladores devem ser aparafusados e outros devem ser segurados com travas. O ventilador deve, depois, ser conectado à placa-mãe ou à fonte de energia, dependendo do modelo.

  4. 4

    Feche o gabinete. Deixe o computador trabalhando por alguns minutos com vários programas em execução. Reinicie-o e pressione "F2" enquanto ele estiver reinicializando para acessar o BIOS do sistema. Busque a aba "System Information" (Informação do sistema), a qual lhe indicará a temperatura do sistema e da CPU. Se ele estiver operando no intervalo de 50º a 60º, o computador estará em uma temperatura segura.

    Configurando o nTune para um overclock seguro

  1. 1

    Baixe e instale o nTune (veja a seção Recursos). Quando o assistente perguntar pelas funções a instalar, selecione as três e continue.

  2. 2

    Abra o nTune a partir do menu "Iniciar", clicando no botão com o logotipo do Windows da parte inferior esquerda da tela e acessando o submenu "nVidia Corporation". Selecione "Benchmark and automatically tune my system" (Fazer benchmark e ajustar o sistema automaticamente). Selecione o botão sob "Auto-tuning" chamado "Best graphics performance" (Melhor desempenho com gráficos). Isso começará um processo automático, que determinará as melhores configurações para a sua GeForce 9400 e configurará o clock dos gráficos automaticamente. O computador pode ser reinicializado durante o processo.

  3. 3

    Navegue para a página "Performance" (Desempenho) e clique em "Adjust Custom Rules" (Ajustar regras personalizadas). Essa seção lhe permitirá decidir as formas específicas de fazer overclock no computador. Por exemplo, você pode escolher que o nTune habilite as configurações de overclocking apenas quando certos programas estiverem sendo executados, ou desabilitá-las quando a placa de vídeo atingir uma certa temperatura. Decida que programas requerem overclocking e crie uma regra para habilitá-lo apenas quando eles estiverem sendo executados.

  4. 4

    Crie uma regra personalizada para notificá-lo quando a GeForce 9400 GT atingir 90º. A nVidia indica que a temperatura operacional máxima é de 105º, portanto, configurar uma regra para receber um aviso ao atingir 90º lhe dará um bom tempo para tomar medidas que esfriem a placa antes que ela sobreaqueça.

Dicas & Advertências

  • Antes de comprar um ventilador para o gabinete, certifique-se que o tamanho seja o apropriado. Os ventiladores são medidos em milímetros. Os tamanhos mais comuns são 80 mm ou 120 mm. No entanto, cada gabinete é diferente, portanto é importante medir o socket antes de comprar o ventilador.
  • Ao definir as regras personalizadas para o overclocking, geralmente pode ser escolhida uma velocidade maior para o ventilador. Essa pode ser uma forma efetiva de manter baixa a temperatura da GPU. No entanto, também pode reduzir a vida útil do ventilador da GPU, portanto, se você puder manter a temperatura estável sem aumentar a velocidade do ventilador, preservará a vida útil da GPU.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível