×
Loading ...

Como fazer overclock de uma GPU onboard

Uma placa de vídeo dedicada em um computador certamente melhora a performance gráfica. Porém, adicionar uma placa de vídeo offboard também aumenta o custo do PC de forma considerável. Muitos fabricantes de equipamentos incluem chipsets GPU nas suas placas para reduzir custos para os clientes. Enquanto chipsets GPU, na maioria das placas-mãe, oferecem menos desempenho que uma placa de vídeo de ponta em jogos 3D, os chips onboard fornecem desempenho adequado em aplicativos principais. No entanto, algumas placas-mãe com GPUs onboard permitem que você faça overclock no chipset para melhorar um pouco a performance.

Instruções

Muitas placas-mãe autorizam a mudança das configurações da GPU (NA/Photos.com/Getty Images)
  1. Desligue o computador e reinicie. Pressione a tecla “Pause/Break” assim que você ver a tela inicial, ou o logo da placa-mãe ou do equipamento. Localize a mensagem na tela que indica qual tecla deve ser pressionada para acessar o menu da BIOS. Se não houver uma mensagem como essa na tela, consulte o guia do usuário do seu equipamento ou placa-mãe. As teclas que são mais usadas para acessar a BIOS são o Delete, F1 e F12. No entanto, a tecla de acesso a BIOS da sua máquina pode ser diferente.

    Loading...
  2. Pressione a tecla apropriada para acessar a BIOS. Insira a senha da BIOS (se for solicitado) e espere alguns segundos para que a tela principal da BIOS apareça.

  3. Pressione as teclas de seta no teclado para mover o cursor para a opção “Advanced” ou “Advanced Features”. Pressione “Enter” e mova o cursor para a opção “Integrated Devices” ou “Onboard Devices”. Pressione "Enter" novamente.

  4. Desça até a opção “Onboard Video”, “Integrated Video”, ou outro menu similar, e pressione “Enter”. Assegure-se que a opção “Enabled/Disabled” esteja selecionada para “Enabled” e pressione a tecla “Enter”.

  5. Mova o cursor até “Video Options”, “Bandwidth Options”, “Speed Settings" ou outro menu similar no submenu Onboard Video ou Integrated Video.

  6. Desça até “GPU Core Speed”, “Clock Speed” ou outra opção similar e pressione "Enter". Pressione a tecla de seta para baixo para selecionar a velocidade do clock em megahertz mais rápido que o valor atual. Destaque a configuração de velocidade mais rápida e pressione a tecla "Enter".

  7. Vá até a opção “Core Voltage” ou “GPU Voltage”. Pressione a tecla de seta para baixo para selecionar a voltagem para o processador da GPU que seja um pouco maior que o valor atual. Se possível, aumente a voltagem em .25 ou menos na sua primeira tentativa de overclock.

  8. Clique em “Save and Exit” ou “Save Changes and Exit” no menu da BIOS. Espere alguns segundos para o computador reiniciar e deixe que ele inicialize o Windows.

  9. Execute um aplicativo ou jogo e use-o como você faria normalmente. Se o computador executar o jogo ou programa sem travar ou dar erro, você fez o overclock na sua GPU com sucesso. Se o computador der erro, volte para a BIOS e reduza a velocidade ou voltagem da CPU. Continue mexendo nas configurações de velocidade e voltagem para a GPU até que ela fique estável.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...