Como fazer overclock de uma GPU onboard

Escrito por jeff grundy Google | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer overclock de uma GPU onboard
Muitas placas-mãe autorizam a mudança das configurações da GPU (NA/Photos.com/Getty Images)

Uma placa de vídeo dedicada em um computador certamente melhora a performance gráfica. Porém, adicionar uma placa de vídeo offboard também aumenta o custo do PC de forma considerável. Muitos fabricantes de equipamentos incluem chipsets GPU nas suas placas para reduzir custos para os clientes. Enquanto chipsets GPU, na maioria das placas-mãe, oferecem menos desempenho que uma placa de vídeo de ponta em jogos 3D, os chips onboard fornecem desempenho adequado em aplicativos principais. No entanto, algumas placas-mãe com GPUs onboard permitem que você faça overclock no chipset para melhorar um pouco a performance.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Desligue o computador e reinicie. Pressione a tecla “Pause/Break” assim que você ver a tela inicial, ou o logo da placa-mãe ou do equipamento. Localize a mensagem na tela que indica qual tecla deve ser pressionada para acessar o menu da BIOS. Se não houver uma mensagem como essa na tela, consulte o guia do usuário do seu equipamento ou placa-mãe. As teclas que são mais usadas para acessar a BIOS são o Delete, F1 e F12. No entanto, a tecla de acesso a BIOS da sua máquina pode ser diferente.

  2. 2

    Pressione a tecla apropriada para acessar a BIOS. Insira a senha da BIOS (se for solicitado) e espere alguns segundos para que a tela principal da BIOS apareça.

  3. 3

    Pressione as teclas de seta no teclado para mover o cursor para a opção “Advanced” ou “Advanced Features”. Pressione “Enter” e mova o cursor para a opção “Integrated Devices” ou “Onboard Devices”. Pressione "Enter" novamente.

  4. 4

    Desça até a opção “Onboard Video”, “Integrated Video”, ou outro menu similar, e pressione “Enter”. Assegure-se que a opção “Enabled/Disabled” esteja selecionada para “Enabled” e pressione a tecla “Enter”.

  5. 5

    Mova o cursor até “Video Options”, “Bandwidth Options”, “Speed Settings" ou outro menu similar no submenu Onboard Video ou Integrated Video.

  6. 6

    Desça até “GPU Core Speed”, “Clock Speed” ou outra opção similar e pressione "Enter". Pressione a tecla de seta para baixo para selecionar a velocidade do clock em megahertz mais rápido que o valor atual. Destaque a configuração de velocidade mais rápida e pressione a tecla "Enter".

  7. 7

    Vá até a opção “Core Voltage” ou “GPU Voltage”. Pressione a tecla de seta para baixo para selecionar a voltagem para o processador da GPU que seja um pouco maior que o valor atual. Se possível, aumente a voltagem em .25 ou menos na sua primeira tentativa de overclock.

  8. 8

    Clique em “Save and Exit” ou “Save Changes and Exit” no menu da BIOS. Espere alguns segundos para o computador reiniciar e deixe que ele inicialize o Windows.

  9. 9

    Execute um aplicativo ou jogo e use-o como você faria normalmente. Se o computador executar o jogo ou programa sem travar ou dar erro, você fez o overclock na sua GPU com sucesso. Se o computador der erro, volte para a BIOS e reduza a velocidade ou voltagem da CPU. Continue mexendo nas configurações de velocidade e voltagem para a GPU até que ela fique estável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível