Mais
×

Como fazer overclock em um processador Intel Pentium Dual Core E5300

Atualizado em 20 julho, 2017

Lançado no primeiro trimestre de 2008, a série Wolfdale Intel E5300 apresenta um candidato viável para fazer overclock por diversas razões. O E5300, um Pentium, unidade de processamento central (CPU) dual-core, fornece aos amadores, gamers, designers gráficos e engenheiros com múltiplos pontos de acesso para mudar as configurações do Sistema Básico de Entrada/Saída(BIOS) por manipulação de software. As configurações de velocidade de clock de 2.6 gigahertz (GHz), combinados com um barramento frontal (FSB) relativamente baixo de 800 megahertz (MHz), 13 de relação barramento/núcleo, uma tolerância alta à altas temperaturas, custo relativamente baixo e uma ampla gama de voltagem fornece um conjunto de variáveis razoáveis para fazer o overclock.

Instruções

Dê ao CPU Intel E5300 um aumento na potência (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Certifique-se de que você tem a versão mais recente da BIOS. O número da versão atual aparece no topo da página da BIOS. Você pode abrir a BIOS pressionando um ou mais botões imediatamente após ligar o computador. Verifique o site do fabricante para verificar a combinação de teclas correta. Compare a versão da BIOS com o último número de versão encontrado no site do fabricante da placa-mãe. Faça o download da última atualização da BIOS se não estiver instalada.

  2. Nivele e dê polimento na superfície de contato do dissipador de calor da sua CPU. Encontre instruções detalhadas para polir o dissipador de calor em qualquer um dos diversos sites, como o overclockersclub.com ou o neoseeker.com.

  3. Otimize a configuração da ventoinha de refrigeração limpando e lubrificando partes instaladas e adicionando ventoinhas adicionais sempre que possível. Manter a CPU e a placa-mãe refrigerada permite que você alcance velocidades de clock mais estáveis.

  4. Faça download e instale o software de overclock como o CPU-Z, ClockGen, SetFSB ou algo similar que lhe permita ajustar a velocidade da CPU, voltagem e frequência FSB.

  5. Faça download e instale o software de stress para testar a estabilidade do seu CPU com overclock. Exemplos são o Everest e o Prime95.

  6. Abra o seu software de overclock e aumente a velocidade do clock do CPU de 2.6 para 2.8 GHz

  7. Aumente a voltagem da CPU de .85 volts (V) para 1V, ou aproximadamente 10 por cento.

  8. Aumente a freqüência do FSB de múltiplos de 13 a 16. Reinicie o computador e verifique a estabilidade por pelo menos uma hora. Seu software de overclock exibe a temperatura do ambiente interno e a temperatura da superfície da CPU. A temperatura da superfície da CPU não deve subir acima de 71 graus centígrados. Se isso acontecer, desligue o computador, redimensione as configurações de volta em 10 por cento e tente novamente.

  9. Repita essas etapas e aumente todas as configurações de 5 a 10 por cento. Verifique a estabilidade após cada aumento.

Dicas

  • Invista no melhor dissipador de calor que você puder pagar e instale quantas ventoinhas o gabinete do seu computador suportar. Certifique-se de executar um mínimo de 500 watts da fonte de alimentação. Otimize a quantidade de memória de acesso aleatório (RAM); quanto mais memória a CPU pode receber para operar, mais resfriado ficará.

Aviso

  • Não exagere no seu overclock. Não demore em desligar o seu computador se você vir que a temperatura fica maior que 71 graus. Meros segundos podem fazer a diferença entre fazer o reset da BIOS e trocar a CPU e - muitas vezes - a placa-mãe inteira.

O que você precisa

  • Software para fazer overclock
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article