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Como parar os pensamentos acelerados à noite

Atualizado em 18 março, 2017

Algumas pessoas têm dificuldade de desligar suas mentes até adormecer à noite, levando à insônia devido ao número de pensamentos acelerados passando em suas cabeças. Este problema é ainda mais agudo em pessoas que têm problemas de saúde mental, tais como ansiedade e depressão. Quando você não consegue dormir porque seus pensamentos estão acelerados, você acaba não descansando o bastante e repete todo o ciclo novamente toda noite. A única maneira de obter o sono de que você precisa é descobrir como parar esses pensamentos.

Instruções

A falta de sono pode deixar você cansado em horários inconvenientes (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Relaxe antes de ir para a cama e permita que sua mente desacelere. Evite atividades superestimulantes, como assistir televisão ou usar o computador. Em vez disso, leia um livro ou jogue um jogo de tabuleiro.

  2. Tome um banho ou ducha relaxante antes de ir para a cama. A água quente relaxa seus músculos e sugere ao seu corpo que é hora de descansar.

  3. Cuidado com o que você bebe antes de ir para a cama. Estimulantes, como álcool e cafeína, podem ajustar a sua mente a ficar acelerada ao invés de permitir que você relaxe e se prepare para a noite. Evite beber qualquer coisa dentro de uma hora antes de deitar, para garantir que você não acorde para ir ao banheiro.

  4. Crie uma rotina de exercícios para fazer todos os dias. O exercício não só ajudará a fazer com que fique cansado, como também vai deixar o seu corpo mais saudável, o que resulta em um sono melhor. Mesmo que a sua rotina seja dar um passeio todas as noites depois do jantar, todo pouquinho vai ajudar.

  5. Anote suas preocupações durante o dia e reserve um tempo específico para pensar sobre as questões que o incomodam. Os pensamentos acelerados que você experimenta durante a noite são frequentemente o resultado de um dia atarefado que não lhe permitiu tempo para considerar as suas preocupações. Responda a estas preocupações bem antes de deitar, para evitar que a sua mente trabalhe sobre as questões quando você quiser dormir.

Dicas

  • Procure a ajuda de um médico ou terapeuta se nada ajudar a acalmar os pensamentos acelerados e você estiver perdendo muito sono. Às vezes, a medicação é necessária por um curto período de tempo para permitir que você pegue no sono.
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