Como usar um para-sol em uma câmera

Escrito por contributing writer | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar um para-sol em uma câmera
O para-sol é uma ferramenta útil em fotografias diurnas (photo filters and lens hood image by FrankU from Fotolia.com)

Este artigo fala a respeito de quando usar um para-sol em sua câmera e como escolher um modelo que se encaixará perfeitamente em seu aparelho.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Câmera SLR digital ou analógica
  • Lentes
  • Para-sol

Lista completaMinimizar

Instruções

    Quando usar um para-sol

  1. 1

    Para-sóis são usados para impedir a entrada do excesso de luz em sua lente. Este excesso pode causar brilhos indesejáveis e, às vezes, danificar sua câmera ou seu filme. Os para-sóis são ideais para quando o tempo está muito ensolarado, que é realmente o único momento em que você "necessitará" de um para-sol.

  2. 2

    Fotógrafos noturnos frequentemente usam para-sóis para eliminar o excesso das luzes advindas de algum palco ou iluminação.

  3. 3

    Alguns entusiastas preferem usar para-sóis em todos os momentos, já que o excesso de luz pode acontecer em lugares inesperados.

    Encontrando um para-sol que se encaixe em sua câmera

  1. 1

    Para encontrar um para-sol que se encaixa em sua câmera, você deverá saber o tamanho e o fabricante de suas lentes. Importante: Às vezes, o fabricante de suas lentes pode ser diferente do de sua câmera. O tamanho e fabricante deverá estar claramente exibido na parte lateral ou frontal das lentes. Caso você não consiga encontrar esta informação, um especialista em uma loja de fotografia pode lhe ajudar.

  2. 2

    No Brasil e Estados Unidos, o tamanho de lentes fotográficas, marcado no corpo, é medido em milímetros. Alguns tamanhos comuns são 35 mm, 50 mm e 100 mm. Agora que você já sabe o tamanho de suas lentes, você poderá ir à loja fotográfica de sua preferência e saber que um para-sol de 35 a 135 mm se encaixará em sua lente de 55 mm. Um para-sol adequado de 75 a 135 mm não funcionará, por exemplo, em uma lente de 35 mm.

  3. 3

    Vamos falar de fabricantes. Se você tiver lentes 35 mm da Canon ou Nikon, um para-sol 35-135 mm do mesmo fabricante definitivamente servirá. Mas se você estiver buscando um menor custo, companhias como Sigma, Tamron e Tokina (para nomear algumas) fazem para-sóis que são mais baratos e que devem se encaixar em câmeras de maior qualidade. Experimente-os pessoalmente antes de comprá-los pela internet.

    Tipos de para-sol

  1. 1

    Há dois estilos de para-sol. O mais comum é o de forma de "flor" ou "tulipa". Esta forma é a mais fácil de usar, já que pode ser usada para fotografar com lentes tele-objetivas e grande-angulares sem obstruí-las ou causar vinhetas.

  2. 2

    O segundo tipo é o para-sol "redondo", que é usado em situações de brilho muito intenso. Este tipo de para-sol não tem aberturas nos lados, como o para-sol "tulipa". O para-sol redondo consegue melhores resultados em manter o excesso de luz fora, mas gerará uma vinheta escura quando for usado com lentes grande-angulares. Alguns fotógrafos preferem usar um para-sol redondo justamente por causa da vinheta, seja para retratos ou por efeito artístico.

  3. 3

    A vinheta é uma sombra na borda das fotografias.

    Encaixando seu para-sol

  1. 1

    Esta é a parte mais fácil. Desde que você tenha o para-sol de tamanho correto, ele deverá apenas encaixar-se na parte frontal das lentes.

  2. 2

    Para remover o para-sol, gire-o gentilmente para a esquerda.

  3. 3

    Se, por alguma razão, você tiver problemas na montagem de seu para-sol, verifique se você não possui nenhum anel adaptador ou outros acessórios já anexados à sua lente.

    Fotografando com um para-sol

  1. 1

    Quando fotografar com um para-sol, não é necessário fazer nada diferente do normal. O para-sol está lá para bloquear o excesso de luz; ele não afetará suas configurações de abertura, ISO ou velocidade de exposição.

  2. 2

    Uma vez que você tenha se acostumado ao para-sol, você talvez consiga ver que suas fotos externas e até internas parecem mais nítidas. Tire fotografias de antes e depois com e sem o para-sol para ver a diferença.

  3. 3

    Experimente coisas novas ou brinque com a vinheta. Para-sóis não são algo para se temer.

Dicas & Advertências

  • Por favor, lembre-se de que, quando você está fotografando em formato digital ou analógico, nunca é uma boa ideia apontar suas lentes diretamente para o sol, mesmo com um para-sol, já que isto poderá causar danos ao equipamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível