Mais
×

Partes de uma pia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Caso esteja pensando em reparar ou substituir uma pia, é importante saber identificar as diferentes partes. Em alguns casos, você descobrirá que certas peças de uma pia vêm embaladas em conjunto, como um kit, enquanto outras partes são vendidas individualmente. Antes de iniciar esse projeto, familiarize-se com as diferentes partes de uma pia.

Todas as pias têm as mesmas partes básicas (just a sink image by Pix by Marti from Fotolia.com)

Cuba

A cuba de uma pia é normalmente a sua maior parte, e também a mais visível. Esse é o local onde a água se acumula e depois é drenada. Materiais comuns para ela incluem metal, porcelana ou fibra de vidro, em caso de pias industriais.

A cuba é o ponto focal da pia (hand basin. wash basin image by L. Shat from Fotolia.com)

Mangueiras de alimentação

As mangueiras de alimentação de uma pia prendem até duas conexões na base dela. Uma ligação é para a água quente e a outra é para água fria. Elas abastecem diretamente a torneira.

A água para sua pia vem através de mangueiras (metal pipes closeup image by .shock from Fotolia.com)

Torneira

A torneira é o que você usa para obter água na pia. Uma torneira terá uma abertura de saída, mas o número de controles pode variar. Pode haver uma maçaneta de controle separada para a água quente e fria, ou pode haver uma para controle da temperatura desejada.

As torneiras têm muitos designs diferentes (faucet image by Lynne Davis from Fotolia.com)

Ralo

O ralo normalmente vem como um kit. O cesto é instalado diretamente no buraco fundo da cuba da pia. Há um tubo de drenagem que se liga com o ralo e uma porca de bloqueio que mantém o dreno no lugar.

O ralo é onde a água deixa a pia (down the drain image by pix29 from Fotolia.com)

Sifão

O sifão é um tubo que liga o tubo de drenagem na pia com o tubo de drenagem na parede. Ele é normalmente vendido como um kit que contém o cano, as anilhas necessárias para evitar vazamentos e as porcas de bloqueio que o seguram no lugar. Os materiais mais comuns utilizados no sifão são metal, plástico ou vinil.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article