Mais
×

Por que uma torneira faz barulho ao ser ligada?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As torneiras de pia às vezes fazem barulhos quando são ligadas. Isso é um sinal de que há algo errado com ela ou com o encanamento. Esse tipo de problema é comum, mas resolvê-lo pode ser simples. Se alguma torneira da sua casa estiver fazer barulho, primeiramente, é preciso identificar que tipo de ruído ela está fazendo.

Os ruídos podem indicar problemas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Arruelas folgadas

Se a torneira estiver com uma arruela folgada na válvula de água, ela fará um barulho quando a água passar, o que ocorre devido à oscilação da peça. Esse problema normalmente acontece em apenas uma torneira. Para resolvê-lo, tire a maçaneta e aperte a porca de fixação. Se não funcionar, retira a porca e puxe a haste e a arruela. Troque essas peças e monte a torneira novamente, eliminando a oscilação e o barulho.

Cartucho com defeito

Atualmente, muitas torneiras usam cartuchos em vez de hastes e arruelas. Portanto, nelas não há arruelas para oscilar ou vibrar. No entanto, elas podem fazer barulho devido a detritos, sedimentos e outras coisas bloqueando e obstruindo o curso da água, o que faz com que a torneira e os canos vibrem. Se apenas uma torneira estiver com ruídos, retire a maçaneta e a porca de fixação para examinar o cartucho.

Barulho de canos batendo

Se a torneira estiver fazendo um barulho de batida, o problema provavelmente é com o encanamento. Nesse caso, o problema pode estar no regulador da pressão da água, ou talvez haja alguma coisa bloqueando um dos canos. Qualquer tipo de desarmonia na pressão da água faz com que os canos tremam e chacoalhem, batendo nas paredes e nos seus suportes. Canos que não são fixados adequadamente ou são fixados com suportes quebrados vibram quando a torneira é ligada, principalmente quando um entupimento ou obstrução aumenta a pressão da água.

Ruído de grunhido

Um barulho de grunhido acontece quando a água quente é ligada. Esse tipo de ruído é causado pela expansão dos canos dentro do suporte de metal. A água quente faz com que os canos de metal se expandam e raspem nos suportes de metal. Se a torneira faz ruído apenas quando a água quente é acionada, o problema é provavelmente esse. A única maneira de se livrar desse problema é cobrir os canos com um material plástico.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article