Mais
×

Como passar camisas sociais de algodão egípcio

Atualizado em 10 abril, 2017

Embora seja possível encontrar camisas sociais de algodão egípcio que não precisem ser passadas a ferro, o formaldeído usado no processo de fabricação da peça, segundo alguns conhecedores do assunto, afeta negativamente a textura do tecido. É por isso que as camisas de algodão egípcio costumam enrugar facilmente e precisam ser passadas. Siga as técnicas recomendadas para retirar as dobras de suas camisas sociais. Para dar à peça uma aparência firme, passe ferro tanto na sua parte interna quando na externa. E se você prefere mangas sem marcas, enrole uma toalha e coloque-a dentro da manga antes de passar a camisa.

Instruções

Ao comprar camisas sociais, procure marcas que oferecem peças de algodão egípcio (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Encha seu ferro de passar com água destilada. Coloque-o na configuração "algodão" (cotton) ou "alto" (high) se ele não tiver configurações específicas para o tipo de tecido. Ative a função de vapor. A configuração de temperatura "alta" é a melhor opção para camisas feitas 100% com algodão egípcio, mas, se o tecido de sua camisa for misturado com uma fibra sintética ou se você tiver alguma dúvida sobre a composição, comece com a configuração média e aumente a temperatura gradualmente.

  2. Comece com a gola, colocando-a deitada sobre a parte mais estreita da tábua de passar, com o lado avesso para cima. Pressione lentamente a ponta do ferro no tecido até ele ficar liso. Em seguida, vire a peça e faça o mesmo com o lado visível da gola.

  3. Vá para os punhos da camisa. Comece com a parte interna e depois prossiga para a externa. Se houver dobras no tecido, passe-as na direção das costuras, onde não serão visíveis.

  4. Agora passe para a frente da camisa. Comece com o lado dos botões, trabalhando a ponta do ferro de passar ao redor de cada botão. Depois disso, suba até a parte superior do ombro e desça para a parte de baixo da camisa. Repita o processo do outro lado.

  5. Passe ferro na parte das costas. Comece com os ombros e os vincos e, aos poucos, passe o ferro lentamente até a parte inferior da peça.

  6. Vá para as mangas. Essa parte pode ser frustrante, porque enquanto pressiona as dobras para que desapareçam da camada superior, você pode acabar criando vincos na parte inferior. A empresa Amalfi Shirts da Austrália tem uma excelente recomendação para resolver este problema: coloque um pedaço de papelão entre as camadas de cada manga. Ou, se achar mais conveniente, utilize uma toalha enrolada.

  7. Dê uma olhada geral na camisa, abotoe-a e pendure-a. Verifique se toda ela está bem passada e se você não esqueceu nenhuma parte. Se ela passar na inspeção, fechar os botões superiores enquanto ela está no cabide pode ajudar a manter sua forma até você estar pronto para vesti-la.

Dicas

  • Embora você esteja usando um ferro a vapor, camisas muito vincadas terão melhores resultados se o tecido estiver um pouco úmido quando forem passadas. Borrife o tecido com água de um frasco de spray enquanto passa a peça. Se preferir, use spray de amido.
  • Mesmo o algodão egípcio sendo amplamente considerado o melhor tecido do mundo, pouco dele atende aos padrões elevados associados a esse nome essencialmente genérico. Em 2001, o governo do Egito fez algo para proteger a reputação dos produtos: através de uma marca distintiva, uma pirâmide envolvendo um capulho de algodão, confirma-se que ele é fabricado com 100% de algodão egípcio de qualidade.

Aviso

  • Sempre passe ferro ao redor dos botões, mas nunca sobre eles.

O que você precisa

  • Camisa social de algodão egípcio
  • Ferro a vapor
  • Tábua de passar
  • Água destilada
  • Frasco do pulverizador
  • Spray de amido (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article