×
Loading ...

Passo a passo para fazer uma echarpe

Echarpes estão muito na moda, não apenas por esquentar o pescoço no inverno. Feitas de velo, lã ou tecido leve, elas podem dar o visual certo para uma produção. Echarpes podem ser sutis ou ousadas, dependendo do tecido, da cor e da roupa usada. Não são difíceis de fazer e você poderá criar um modelo específico para a sua necessidade.

Echarpes causam impacto e são fáceis de fazer (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Echarpe de velo ou cachecol

A echarpe de velo ou cachecol é provavelmente o modelo mais versátil e o mais fácil de fazer. Como o velo não desfia, não é preciso costurar. Apenas compre um pedaço de velo do tamanho desejado. Uma boa opção de comprimento é 1,5 m. Para a largura, considere entre 20 e 25 cm, mas também poderá ser mais fina ou mais grossa, se você desejar. Estará pronta assim que você cortar. Se quiser acrescentar detalhes, corte fendas de 10 a 15 cm nas pontas da echarpe, para formar uma franja. Faça os cortes entre 6 e 12 mm de distância um do outro. Como não há costura, um lado da echarpe será o lado avesso.

Loading...

Mais cachecóis

Se quiser esconder o lado avesso, será preciso costurar. Corte dois pedaços de velo do mesmo tamanho. Com os lados certos voltados uma para o outro, alfinete as bordas. Costure em torno da echarpe, deixando uma das pontas aberta. É pela abertura que você irá virar o acessório para o lado certo. Uma vez virado, feche a abertura., costurando à mão. Você poderá incluir qualquer outro enfeite que desejar, como miçangas e apliques.

Echarpe tipo lenço

Para fazer uma echarpe mais fina e elegante, escolha um tecido do qual gosta muito e que se destaque em uma produção. Echarpes tipo lenço geralmente são mais curtas do que as usadas no inverno. Um bom comprimento seria entre 1 e 1,14 m. Costure uma barra simples nas quatro bordas da echarpe. Você poderá deixar assim, se gostar muito do tecido. Se quiser acrescentar aspectos visuais interessantes, considere as franjas. Pegue um novelo que combine com as cores da sua echarpe. Pode ser de uma cor ou de múltiplas cores coordenadas uma com a outra. Enrole o novelo em volta de um objeto do mesmo comprimento que a franja deverá ter, como uma caixa de sapato ou um livro. Enrole até que aparente ter a quantidade certa de franjas. Corte os fios em uma ponta. Se estiver fazendo uma franja com várias cores, use entre 4 e 8 filamentos ou a quantidade que desejar. Faça um pequeno buraco na ponta da echarpe, grande o suficiente para caber a sua agulha de crochê. Dobre o fio ao meio e coloque a parte dobrada na agulha. Passe o fio pelo buraco e dê voltas com a agulha ao longo da parte dobrada. Repita ao longo da largura da echarpe e na ponta oposta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...