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Passo a passo para fazer uma planilha do Excel

Escrito por stephanie ellen | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
Passo a passo para fazer uma planilha do Excel

Aprenda a usar o Microsoft Excel tentando diferentes formatações básicas

computer image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com

O Microsoft Excel é o programa ideal para organizar e manipular uma grande quantidade de dados. Entretanto, o programa pode parecer confuso no início. Se você enfrentou a situação de ter que descobrir como usar o Microsoft Excel para fazer uma planilha, a melhor maneira é aprender fazendo. Comece inserindo dados e tentando algumas formatações básicas. Logo você começará a sentir-se confortável com o programa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Excel 2007 ou Excel 2010

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Instruções

  1. 1

    Inicie o Microsoft Excel. Dê duplo clique no ícone da "Área de Trabalho" e o Excel irá abrir uma planilha em branco. Caso não consiga localizar o ícone, clique em "Iniciar" ou no botão da "Microsoft" e, depois, em "Programas". Clique em "Microsoft Office" e, em seguida, em "Microsoft Excel".

  2. 2

    Clique na célula "A1" e insira uma nome para a coluna. Por exemplo, se você estiver fazendo um orçamento, então deverá digitar "Renda". Os dados no Excel são inseridos em colunas, para facilitar a formatação e a inserção de fórmulas e funções.

  3. 3

    Digite seus outros títulos das colunas na linha 1. No exemplo da planilha de orçamento, clique na célula "B1" e digite "Valor", depois, clique na célula "C1" e digite "Despesas". Se desejar inserir outros títulos para outras colunas, clique na célula "E1" e continue para a direita da planilha.

  4. 4

    Insira os dados em suas colunas. Clique na célula "A2" e digite seu primeiro item. Para o exemplo da planilha de orçamento, ele poderia ser "Hipoteca". Pressione a tecla da seta para a direita, a fim de mover o cursor para a célula "B2", e digite o valor correspondente. Se sua hipoteca for "R$ 2.000,00", digite este valor na célula "B2".

  5. 5

    Some os números em uma coluna usando a função "AutoSoma". Selecione todos os dados de uma coluna os quais deseja somar, clique na guia "Inserir" e depois em "AutoSoma" para somar a coluna inteira. Para selecionar os dados em uma coluna, clique com o botão esquerdo no primeiro item à esquerda dela e, em seguida, arraste o cursor para o ponto mais inferior da coluna à direita. Você também pode clicar no identificador da coluna para selecioná-la por inteiro. O identificador da coluna é o número ou a letra localizados no topo da coluna.

  6. 6

    Formate sua célula selecionando-a e clicando em "Formatar Célula". A janela pop-up lhe dará inúmeras opções para alinhamento de célula, bordas e sombreamentos, além da seleção do tipo de dado que deseja inserir naquela célula. No exemplo do orçamento, você pode escolher a opção de inserir todos os dados no formato de Real. Para tanto, clique na aba "Números" e selecione "Moeda". Em seguida, escolha o tipo de moeda que você gostaria de usar, utilizando as opções da barra de rolagem.

Dicas & Advertências

  • Caso queira mudar a fonte de suas células, pressione simultaneamente as teclas "Ctrl", "Shift" e "F". Logo, aparecerá a caixa de diálogos "Formatar Célula", com a opção "Fonte" selecionada.

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