Receita caseira para engrossar a pele

Para fortalecer a pele fraca inclua na dieta óleo de peixe, de linho e de semente de borragem

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Pele fina que se fere e arranha com facilidade é um problema que pode aparecer devido à genética, idade, exposição ao sol e até mesmo como efeito de medicamentos e problemas de saúde. Na maioria das vezes, o problema é mais incômodo que perigoso, com cortes, arranhões e ferimentos constantes. Há algumas coisas que você pode fazer em casa para minimizar os danos à pele e ajudá-la a se regenerar.

Descarte problemas de saúde

Antes de tentar a receita natural, saiba que algumas medicações e problemas de saúde podem enfraquecer a pele e provocar sangramento e dano aos vasos sanguíneos da pele. Os medicamentos que causam problemas incluem cremes corticoides, alguns remédios inalatórios como a Prednisona, medicações para artrite como Kenalog e afinadores de sangue como Plavix e Pletal. Alguns problemas de saúde como síndrome de Ehlers-Danios, amiloidose e síndrome de Cushing também podem enfraquecer a pele. Consulte um médico se tiver dúvidas.

Reduza o dano

Pode parecer óbvio, mas a melhor maneira de proteger a pele fina é pela escolha de roupa. Use blusas de manga longa e calças e proteja sua pele de efeitos nocivos do sol com filtro solar e usando chapéu de aba larga. Os raios ultravioletas da luz solar decompõem a elastina e o colágeno da pele, fazendo com que ela perca elasticidade. Os cortes e machucados em peles finas podem demorar para cicatrizar, sendo a prevenção uma estratégia importante para reduzir danos.

Melhore a condição da pele

Para fortalecer a pele fraca, inclua na sua dieta óleo de peixe, de linho e de semente de borragem. Esses óleos naturais ajudam a manter a pele hidratada e fortificam o colágeno. As vitaminas que ajudam a melhorar o tônus da pele incluem vitamina C (antioxidante) e vitamina E (anti-inflamatória).

Unguento caseiro de óleo de camélia

Um revitalizador e hidratante 100% orgânico pode ser feito misturando-se óleo de semente de camélia com alguns outros óleos para criar um unguento. O óleo de semente de camélia é extraído pressionando as sementes das flores de camélia. Misture em um pequeno recipiente uma colher de chá de óleo de semente de camélia, uma colher de chá de óleo de prímula, 1/4 de colher de chá de óleo de vitamina E e três gotas de essência de lavanda. Agite para misturar antes de usar. Faça uma massagem com algumas gotas sobre a pele seca diariamente para ajudar a revitalizar e engrossar. Mantenha a mistura na geladeira.

eHow Brasil
×