O percentual de pessoas obesas no mundo

Escrito por carol ochs | Traduzido por camila stradiotti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O percentual de pessoas obesas no mundo
A obesidade é um problema crescente em todo o mundo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

A epidemia de obesidade nos Estados Unidos é frequentemente noticiada, mas o crescente problema da obesidade não se limita ao mundo desenvolvido. O excesso de peso está se tornando um problema em países do Terceiro Mundo também. A obesidade traz riscos à saúde do indivíduo e pode aumentar os custos da sociedade em cuidar de pessoas que sofrem de problemas médicos ligados à obesidade.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A obesidade é simplesmente ter uma quantidade excessiva de gordura no corpo. Ao ligar sua altura e peso em uma fórmula, você pode determinar o seu índice de massa corporal, que é uma medida popular de obesidade. Um IMC normal é de 18,5 a 24,9. Você é considerado obeso nesta escala se o seu IMC é de 30 ou mais. Uma vez que você atinge 40 na escala, é considerado obesidade extrema, grave ou mórbida.

O percentual de pessoas obesas no mundo
O Índice de Massa Corpórea relaciona o peso e a altura (scales image by Ekaterina Shvaygert from Fotolia.com)

Números da Obesidade

O site Worldometers mantém uma contagem do número de pessoas consideradas obesas no mundo. Eles recebem seus números da Organização Mundial da Saúde. No início de 2011, o Worldometers informou que existem 345 milhões de pessoas no mundo com um IMC de 30 ou mais. Isso demonstra que há mais de 1 bilhão de pessoas no mundo consideradas acima do peso. De acordo com o Censo Bureau, havia cerca de 6,9 bilhões de pessoas no mundo no início de 2011. Mundialmente isso significa que cerca de 5% das pessoas são considerados obesas e 14% estão com sobrepeso.

O percentual de pessoas obesas no mundo
A "falta de tempo" para uma alimentação saudável pode levar ao consumo excessivo de fast foods (fast food image by FotoWorx from Fotolia.com)

Custos da obesidade

O Worldometers também executa uma contagem da quantidade de dinheiro gasto em doenças relacionadas à obesidade nos Estados Unidos. No início de 2011, o montante foi de mais de US$ 100 milhões e só cresce. Os EUA tem as estatísticas mais elevadas de obesidade de 22 países industrializados. A obesidade pode levar as pessoas a procurar tratamento para uma série de problemas, tais como pressão arterial elevada, colesterol elevado, diabetes e artrite. Também aumenta o risco de certas formas de câncer.

O percentual de pessoas obesas no mundo
O custo financeiro representa o nível do problema (money, money, money image by easaab from Fotolia.com)

Mundo em desenvolvimento

Problemas de obesidade não se limitam aos mais ricos, os países industrializados. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação relata que é uma amarga ironia que alguns países em desenvolvimento estão se esforçando para reduzir a fome, enquanto outros lutam contra o aumento da obesidade. A FAO acredita que muitas pessoas estão comendo grandes quantidades de comida barata para ajudá-los a se sentir completo, mas eles estão perdendo vitaminas e minerais importantes. A FAO ainda relata que deficiências de ferro e vitamina A são especialmente comuns.

Avisos

Há graves riscos de saúde associados à obesidade. As pessoas que carregam uma quantidade excessiva de gordura corporal estão mais propensas a desenvolver problemas de saúde como diabetes e pressão alta. As pessoas que têm um IMC de 40 ou mais são especialmente propensas a desenvolver problemas de saúde graves. Mesmo uma redução modesta no peso pode ajudar a reduzir os riscos de saúde. Se você é obeso, consulte um médico para encontrar a melhor combinação de dieta e exercícios para ajudar você a perder peso e melhorar sua saúde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível