Mais
×

Como perfurar um quartzo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Cristais de quartzo são valorizados por várias pessoas pela sua beleza. Encontrado em cores que variam de branco leitoso até um cinza esfumaçado, o quartzo é frequentemente usado para fazer inúmeras peças de joalheria. Para transformar o quartzo em uma joia é necessário, usualmente, que você faça um furo para inserir um fio ou presilha. Classificado como tendo uma dureza 7 (em uma escala até 10), o quartzo requer o uso de uma broca especialmente revestida, designada para furar materiais duros.

Instruções

Perfure através de um quartzo usando uma broca com ponta diamantada (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Coloque a peça de quartzo na mesa da fresadora. Fixe o quartzo com um grampo de mola para mantê-lo no lugar durante a perfuração.

  2. Insira uma broca de ponta diamantada no mandril da furadeira. Aperte o mandril de forma segura para fixar a broca no lugar.

  3. Configure a rotação da fresadora entre 3.000 e 5.000 rpm. Isso irá prevenir um sobreaquecimento do quartzo e possível quebra.

  4. Ligue a fresadora e permita que ganhe velocidade. Adicione uma colher de chá de água na superfície do quartzo. Abaixe a ponta da broca em rotação para encostar na superfície do quartzo. Raspe ou faça uma marca de inserção.

  5. Suba a broca e a desça novamente até que encoste no quatzo e comece a perfurar o orifício. Aplique uma pressão contínua na broca sobre o quartzo. Suba e desça a broca periodicamente para permitir que a água entre no furo e esfrie a pedra e a broca. Adicione mais água se necessário.

  6. Monitore o progresso da broca através da perfuração do quartzo. Reduza a pressão na broca assim que começar a aparecer do outro lado da pedra, para prevenir a quebra e rachaduras na mesma.

O que você precisa

  • Furadeira
  • Broca diamantada
  • Máscara
  • Água
  • Óculos de segurança
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article