Três técnicas para se trabalhar com argila

Combine as técnicas de modelagem de argila para produzir vários objetos

Seiya Kawamoto/Digital Vision/Getty Images

A argila pode ser endurecida de três formas diferentes: secando no tempo, cozida em forno caseiro ou se precisar de uma temperatura maior, usando um forno com alta potencia. Muitos aprendizes preferem os fornos de barro por serem fácil de trabalhar, eles são encontrados em modelos de várias cores, e são ótimos para fazer peças pequenas como joias. Existem alguns tipos de argilas que não endurecem como por exemplo, a plasticina e a massa de modelar, elas não são utilizadas para se fazer peças permanentes e não são cozidas. Um bom exemplo de uso profissional de argilas não endurecidas é nos filmes de stop-motion, onde os personagens são feitos de massinha.

Modelagem

Qualquer tipo de argila pode ser usada para se fazer modelagens. A modelagem da argila consiste em usar pequenos pedaços para obter uma forma desejada. Em alguns modelos de tigelas e panelas, são usadas peças de argila em forma de cobra ou salsichas para forma a base do objeto. Você pode colocar peças cilíndricas nos lados de uma tigela para fazer as alças. Molde as peças de argila usando os dedos ou outras ferramentas como espátulas para unir as peças. Outro exemplo de modelagem é quando são moldadas pequenas peças que serão usadas em obras maiores como por exemplo, peças que formarão as principais características de um rosto em um busto, ou de um animal.

Esculpindo

Para esculpir a argila deve-se retirar um pedaço de um bloco maior e dar-lhe uma forma específica. As ferramentas usadas para executar esta técnica podem ser os dedos, formões, raspadores de plástico e lápis para fazer os buracos. Artistas e aprendizes usam técnicas de escultura para criarem bustos, cabeças de bonecos e áreas detalhadas como dobras de tecido, da pele e cabelos.

Moldagem

A moldagem é o processo onde o oleiro transforma a argila em uma peça. Com a argila centralizada, o oleiro gira a roda e com as mãos vai moldando a argila para fazer taças, copos, pratos, jarros e vasos. A água mantém a argila lisa e maleável durante o processo de moldagem. Algumas rodas ainda são acionadas por pedal, mas as mais modernas possuem motor elétrico.

Combinando técnicas

Todas as três técnicas de modelagem de argila podem ser combinadas para que seja feito um único trabalho. Por exemplo, você pode modelar o rosto de uma máscara reunindo pequenos pedaços de argila, e depois esculpir o cabelo fazendo ondas ou cachos. Jarros feitos em uma roda de oleiro podem receber alças modeladas em espiral com textura personalizada, e feita com técnicas de escultura.

eHow Brasil
×