Mais
×

Como pintar feltro

Quando se pinta feltro, uma textura interessante e diferente é produzida. Existem várias técnicas diferentes de pintura que você pode usar quando for pintar feltro. Tinta acrílica é fácil de se usar em feltro por ser fina, podendo ser absorvida pelo tecido, mas com espessura suficiente pra não desaparecer. É possível aquecer o tecido para que suas fibras, juntamente com a tinta, derretam e façam um efeito ainda mais diferente. Esse tipo de pintura é simples até para crianças, mas interessante o bastante para manter os adultos entretidos, também.

Instruções

Você pode pintar feltros de todas as cores (coeur image by Philippe SURMELY from Fotolia.com)
  1. Espalhe jornal ou algum outro tipo de cobertura sobre a superfície de trabalho. Um pouco de tinta irá escapar do feltro, molhando atrás. É importante colocar uma proteção para evitar que a umidade danifique a superfície ou cause eventuais manchas. Também é possível colocar chapas de plástico sobre a superfície para prevenir que a tinta escorra.

  2. Coloque o feltro sobre a superfície de trabalho. Escolha o desenho que deseja pintar. Você pode tentar esboçar um desenho a lápis, mas o desenho pode não aparecer em alguns tipos de feltro. No entanto, sempre é possível desenhar à mão livre. Pintar feltro não é um projeto preciso.

  3. Pinte o desenho no tecido. Aplique uma cor de cada vez e mergulhe os pincéis na água entre as cores. Tente alternar entre pincéis mais finos e mais grossos para efeitos diferentes. Pintura seca é a técnica de remover a maior parte da tinta do pincel e passá-lo sobre a superfície. Ela é particularmente eficaz com feltro porque pega apenas as fibras superiores.

  4. Deixe a tinta secar durante várias horas até que o feltro não esteja mais molhado. Você pode pegar o feltro várias vezes durante o período de secagem para evitar que ele grude na superfície enquanto seca.

  5. Se preferir, aqueça as fibras do feltro com o soprador térmico ou secador de cabelo. Deixe aquecer durante cerca de 30 segundos, até que as fibras comecem a derreter. Assim que começarem a derreter, pare de aquecê-las para conservar o formato original do feltro. Derretê-las irá mudar o design do tecido para um design mais liso; vai parecer que pintou um plástico em vez de um tecido.

O que você precisa

  • Jornal
  • Feltro de acrílico
  • Lápis
  • Tintas acrílicas ou outras tintas espessas
  • Pincéis
  • Soprador térmico ou secador de cabelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article