Como pintar idosos em óleo

Escrito por leslie rose | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Como pintar idosos em óleo
Rostos idosos apresentam olhos profuntos e rugas ao redor da boca (grand père image by Emmanuel MARZIN from Fotolia.com)

Para muitos artistas, seres humanos são temas altamente desafiadores para pintar. Os idosos fornecem um desafio adicional por causa de sua pele enrugada e características específicas encontradas apenas em corpos mais velhos. Por exemplo, os olhos de um rosto idoso são ligeiramente afundados, as maçãs do rosto podem ser mais proeminentes e o queixo pode ter flacidez ou ser inclinado. Fazer uma pintura realista de um idoso é algo que só pode ser realizado através do estudo de uma fotografia ou um modelo vivo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tela
  • Armação
  • Paleta
  • Pincel
  • Aguarrás ou diluente

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Encontre uma fotografia ou um modelo vivo. Há vantagens e desvantagens para ambos. Um modelo vivo pode ficar cansado e as condições de iluminação (especialmente de dia) estão sujeitas a alterações com o tempo, mas uma fotografia permanecerá do mesmo modo, não importa onde seja colocada ou quando você trabalha com ela. No entanto, uma fotografia precisa ser grande, com foco e alta resolução para que você possa pintá-la. Se a fotografia for muito pequena ou não for suficientemente detalhada, você não será capaz de pintar efetivamente a figura nela.

  2. 2

    Coloque a tela sobre o cavalete e cole a fotografia (se estiver trabalhando com uma) com fita adesiva no cavalete, onde seja visível conforme você pinta. Se estiver pintando com um modelo, prepare-o. Certifique-se que ele esteja sentado em uma postura confortável, sem os braços acima do coração. Contorne o corpo do modelo na cadeira com giz, para que ele possa fazer pausas e, em seguida, retomar a posição. Tire algumas fotos dele para que possa trabalhar mais tarde. Desenhe o essencial do rosto na tela.

  3. 3

    Desenhe o esboço da figura, deixando de fora todos os detalhes importantes (como olhos, nariz e boca e, se estiver desenhando o corpo completo, as linhas das roupas). Faça uma pintura de um retrato/busto -- não desenhe o corpo. Isso lhe dará prática ao pintar as rugas e a estrutura de um rosto mais velho.

  4. 4

    Misture tons de pele na tinta. Para tons mais claros, use vermelho, amarelo, branco, marrom e um pouquinho de azul. Para tons de pele mais escuros, use marrom, vermelho, amarelo, azul e um pouquinho de branco. Use um pincel para misturar as tintas na paleta até que você esteja feliz com os resultados. Nesse ponto, busque um tom médio de pele (não um brilho ou uma sombra). Lembre-se que pinturas a óleo levam muito tempo para secar (semanas), assim qualquer tinta extra em sua paleta deve demorar pelo menos alguns dias a mais. Sinta-se livre para misturar uma quantidade generosa de tinta na paleta e, se sobrar no final da sessão, guarde para a próxima vez.

  5. 5

    Pinte a primeira camada sobre a tela. Afine a tinta um pouco ao mergulhar o pincel no diluente antes de mergulhá-lo na pintura. Pinte a primeira camada de tinta rapidamente e sem muita atenção aos detalhes. Não se preocupe com as rugas no rosto.

  6. 6

    Faça camadas de cor com camadas de tinta cada vez mais espessas. Use um pincel menor para pintar as primeiras linhas de rugas no rosto. Escureça a tinta para fazer as linhas das rugas adicionando marrom ou azul na tinta que foi usada para o tom de pele. Pinte linhas no rosto conforme você as vê na fotografia ou no modelo, seguindo as trilhas das linhas conforme elas aparecem na sua frente.

  7. 7

    Misture as linhas de rugas que você acabou de pintar com um pincel seco. Pinte sobre as linhas com o pincel que você usou para fazê-las e, em seguida, misture essa linha e escureça novamente, criando as rugas.

  8. 8

    Pinte a boca, olhos e nariz. Use um pincel pequeno e arredondado. Para pintar os lábios, adicione um pouco de vermelho para criar uma tinta com tom de pele. Para o nariz, pinte as sombras ao redor, mas evite pintar um contorno reto. Misture a cor dos brancos para os olhos, com uma pequena quantidade de branco e amarelo ou cinza.

  9. 9

    Pinte as linhas mais finas no rosto com um pincel menor. Não se preocupe tanto em misturá-las, pois elas são muito finas e podem desaparecer.

  10. 10

    Adicione sombras no rosto, especialmente acima dos olhos profundos. Use o tom mais escuro de pele que foi feito para as rugas.

  11. 11

    Misture tinta para a cor do cabelo. Para fazer o cabelo cinzento, misture branco e preto, ou azul, marrom e branco (para um cinza com mais profundidade). Aplique a tinta para o cabelo com um pincel redondo de tamanho médio e, em seguida, pinte detalhes mais escuros com um pincel menor.

  12. 12

    Examine sua pintura. Se estiver feliz com a peça, deixe-a secar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível