Mais
×

Como pintar minhas gavetas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Renovar um móvel antigo, como um conjunto de gavetas de cômoda, é uma boa maneira de reciclar o mobiliário velho e recolocá-lo em uso. Há um bom custo-benefício e você ainda pode facilmente adequar o móvel aos seus gostos. Muitas vezes, tudo o que uma cômoda precisa para ter uma boa aparência é uma nova demão de tinta. Você pode pintar gavetas velhas rapidamente com uma tinta látex semi-brilho, conferindo a elas uma pintura que irá durar por muito tempo. O mesmo processo funciona para superfícies de madeira não pintadas, como gavetas novas, revestidas com folhas de madeiras e até mesmo as tratadas com stain.

Instruções

Aprenda a pintar suas gavetas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Esvazie totalmente as gavetas e coloque-as sobre um pano para prevenir que a tinta caia no chão. Coloque a cômoda sobre panos também, a não ser que você não queira pintar a cômoda para combinar com as gavetas.

  2. Retire as maçanetas das gavetas com uma chave de fenda e coloque-as afastadas do local da pintura.

  3. Coloque fita de pintura atrás das faces da gaveta e em volta do interior, para prevenir que a tinta caia em superfícies que não devem ser pintadas.

  4. Lixe as superfícies com a lixa 600 para facilitar a aderência do primer. Limpe as gavetas e a cômoda com a flanela para remover toda a poeira. Se as gavetas foram pintadas ou se já foram tratadas com stain, você não precisa lixar até remover toda o revestimento. Se a madeira não foi pintada ou revestida com folhas de madeira, você pode seguir em frente e terminar a etapa de lixamento. Isso irá alisar as fibras de madeira irregulares, e a raspagem das folhas de madeira facilitará a aderência do primer.

  5. Aplique primer látex nas superfícies lixadas das gavetas e cômoda com o rolo de pintura. Usar um rolo de pintura irá aplicar uma camada igual pela superfície e previnir marcas de pinceladas. Dê tempo para o primer secar. Leia as instruções na lata do primer para saber o tempo de secagem, para que você não pinte as superfícies ainda úmidas. Se suas gavetas não tiverem sido pintadas, uma segunda demão pode ser necessária. Gavetas pintadas e revestidas com folhas de madeira só devem precisar de uma demão.

  6. Aplique a tinta látex semi-brilho nas superfícies preparadas com o rolo para pintura. Mais uma vez, dê tempo para que a tinta seque. Cheque a superfície pintada e procure pontos onde ainda se enxergue o primer através da tinta. Se houver, aplique uma segunda demão da tinta semi-brilho nas gavetas.

  7. Deixe secar por 24 horas, remova a fita de pintura e recoloque as maçanetas.

Dicas

  • Se suas gavetas tiverem alguma rachadura ou irregularidade não removida pelo lixamento, você pode usar enchimento de madeira para corrigir as imperfeições depois que você terminar o processo de lixamento. Coloque o enchimento, espere secar, e então lixe novamente para nivelar o enchimento à superfície de madeira. Isso irá esconder quaisquer imperfeições.
  • Você pode substituir o rolo de pintura por uma pistola de tinta, o que ira conferir uma camada mais fina e lisa à superfície. Você pode ainda usar um pincel, se você quiser uma pintura texturizada. Use o rolo para aplicar o primer e a primeira demão de tinta, e então aplique a segunda demão com o pincel.

O que você precisa

  • Panos de chão
  • Folhas de lixa 600
  • Flanela
  • Rolo de pintura
  • Bandeja
  • Tinta látex semi-brilho
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article