Mais
×

Como pintar placas de acrílico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Pinte placas de acrílico para criar "suncatchers" (móbiles receptores de luz solar), apliques de porta de armário e outros itens decorativos para sua casa ou jardim. Você pode pintá-las utilizando tintas translúcidas ou opacas, dependendo da aparência desejada. A pintura translúcida vai funcionar melhor, se você pretende pendurar um painel de acrílico pintado em uma janela ou se estiver fazendo a arte em uma parede iluminada, com "backlights". A pintura opaca, por sua vez, funciona melhor, se você usar as placas em portas de armário ou paredes d'água.

Instruções

Faça belas pinturas em placas de acrílico (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Limpe ambos os lados da placa de acrílico com limpador de vidro.

  2. Coloque a placa de acrílico sobre o modelo de desenho desejado. Ele pode ser uma página de livro de colorir, uma foto, um recorte de revista ou um esboço de vitral. Pule este passo, se você pretende pintar a placa com uma cor sólida.

  3. Limpe o lado da placa de acrílico que está voltado para cima com álcool. O álcool remove impressões digitais e prepara o acrílico para a pintura. Não toque neste lado do acrílico de novo com as mãos nuas. Use luvas de algodão ao manusear, traçar e pintar a folha de acrílico. As mãos nuas deixam óleo e impressões digitais sobre o acrílico, que podem se tornar visíveis através da pintura.

  4. Trace o contorno do desenho na placa, com canetas com tinta para vidro ou fitas autoadesivas. Permita que a tinta seque antes de começar a pintar. Se você usou tiras, então elas já estão prontas. Basta pressiona-las ao longo do contorno. As canetas de tinta para vidro são translúcidas; você pode deixá-las no desenho ou pintar sobre elas com a mesma cor de tinta de esmalte opaco. As fitas ou tintas são mais frequentemente utilizadas, se estiver pintando uma folha com estilo de vitral.

  5. Pinte os espaços vazios entre as linhas com tinta para vidro ou tinta para vitral, para dar um acabamento translúcido. Se quiser um acabamento fosco, utilize um esmalte. Use um pincel. Aplique as pinturas de vitral através do aplicador anexado ao pote. As tintas de vitral são aplicadas com escova de tinta.

  6. Permita que a tinta seque completamente. A maioria das pinturas em vidro exigem que a peça esquente para que ela seja permanente. Melhor do que levar a peça ao forno, coloque-a na luz solar direta por algumas horas para secar permanentemente a pintura. O ar seca a maioria dos esmaltes e tintas de vitrais.

O que você precisa

  • Limpador de vidro
  • Pano macio e limpo
  • Placa acrílica
  • Modelo de desenho
  • Álcool
  • Luvas de algodão
  • Canetas com tinta para vidro / fitas autoadesivas
  • Tintas para vidro / esmaltes de vidro / vidro quebrado e pintado para vitrais
  • Escova de tinta
  • Pincel artístico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article