Mais
×

Como pintar uma tela de projeção

Atualizado em 21 julho, 2017

Para pintar sua própria tela de proteção, você precisará de paciência, uma parede dedicada ao seu projeto e tinta especial. Este não é um projeto em que você deve usar atalhos ou se apressar, pois ele necessita de planejamento e preparação.

Abaixo você verá os passos básicos do planejamento, organização, preparação de superfície e pintura de uma tela branca para um projetor home theater. A cor branca cria uma tela para o projetor que produz 3500 lúmens ou menos. Para projetores que produzem mais que 3500 lúmens, prefira a cor cinza. Se não estiver certo da quantidade de lúmens produzidos por seu projetor, procure a informação no manual ou contate o fabricante.

Instruções

Como pintar uma tela de projeção (projector ready for presentation image by Dmitry Goygel-Sokol from Fotolia.com)

    Planejamento e organização

  1. Olhe ao redor do cômodo e ache uma parede adequada para pintar a tela do projetor. Tenha certeza de ter espaço o suficiente para a tela e pelo menos mais 5 cm de cada lado para a borda de fita preta.

  2. Depois de selecionar a parede, remova tudo dela.

  3. Seu projetor já deve estar montado e pronto para o uso. Ligue-o para determinar a localização e o tamanho da tela. Uma regra geral para um projetor HDTV é que a distância para a visualização deve ser cerca de uma vez e meia o tamanho da diagonal da tela. Então, se seu sofá estiver a 4 m de distância da parede, uma diagonal de 2,5 m é um bom ponto de partida.

  4. Com o projetor ligado, marque os cantos da área iluminada com um lápis. Passe pelos canais da TV devagar até encontrar a maior tela. Marque os cantos dessa nova área iluminada com um lápis na parede. Às vezes, há variações nas dimensões da área iluminada de canal para canal. Marcando a maior área, você garante que a imagem estará sempre dentro dos limites da tela. Depois de fazer as marcações, desligue o projetor.

  5. Com cuidado, alinhe o esquadro com as marcas de lápis. É melhor pedir ajuda com isso, para que possa manter o esquadro no lugar. Use um lápis para ligar as linhas e formar a borda da tela.

    Preparando a parede

  1. Use a fita de pintor para criar uma margem que não fique coberta durante a preparação da parede. Alinhe a borda da fita com as linhas de lápis na parede. Faça isso com calma; não acelere o processo.

  2. Faça com que o cômodo fique o mais escuro possível. Então, ligue a lanterna e a segure em um ângulo oblíquo em relação à parede, de forma que a luz toque a superfície. Inspecione a área a ser pintada e procure por elevações ou outras imperfeições. Marque essas áreas com um lápis para facilitar sua localização mais tarde.

  3. Depois de identificar todas as imperfeições, use uma betumadeira, lixa e massa para reparar essas áreas. Quando mais plana e lisa a superfície a ser pintada for, melhor será o resultado. Se houver grandes depressões na parede, use uma espátula e massa para tornar a superfície o mais reta possível. Se não houver áreas para reparar, vá direto para o passo 5.

  4. Uma vez que a área da tela tenha sido reparada, inspecione-a novamente e passe a lixa sobre ela para assegurar que está toda lisa e livre de elevações.

  5. Remova qualquer poeira excessiva da parede usando um pano seco limpo e o aspirador.

  6. Se a parede for de uma cor escura, aplique duas mãos de primer branco para cobrir a cor existente na parede. Se a parede já for branca, pule para o passo 7.

  7. Aplique o primer à área da tela. Alguns fabricantes vão sugerir duas camadas de base. Use as recomendações dos fabricantes para melhores resultados.

    Completando a área da tela

  1. Depois que o primer tiver secado, agite a tinta para a tela, virando a lata com a parte superior para baixo e balançando-a com força por dois minutos. Em seguida, aplique a tinta à parede, de acordo com as instruções do fabricante.

  2. Remova a fita de pintor e deixe que a tinta seque. Olhe as instruções do fabricante para saber o tempo estimado para a secagem.

  3. Use a fita preta de 48 mm para formar uma borda ao redor da tela e aumentar o contraste.

  4. Pode-se usar também um molde de madeira para a borda ao invés de fita preta. Porém, usar molde demora mais e dá mais trabalho, pois você terá que pintar e preparar o molde antes de instalá-lo.

  5. A tela agora está completa. Dependendo da tinta usada, pode levar vários dias para que ela seque completamente e proporcione a melhor imagem possível. Os passos básicos neste artigo são os mesmos, independente de qual tinta de tela você escolher.

Dicas

  • Lúmens são a medida do brilho da imagem na tela.
  • Aplique primer e pinte em linhas horizontais, sobrepondo metade de cada linha a cada aplicação.
  • Continue sobre a área sobreposta com menos tinta no rolo e aplicações mais leves até que nenhuma linha de sobreposição esteja visível. Se estiver usando um revestimento com reflexão, tenha certeza de virar a lata de tinta com a parte superior para baixo e agitá-la com força por dois minutos.

O que você precisa

  • Fita de pintor
  • Rolo de pintor
  • Lápis
  • Esquadro
  • Tinta branca para tela de duas partes
  • Lixa
  • Betumadeira
  • Espátula grande
  • Massa de parede ou composto comum
  • Primer branco
  • Lanterna
  • Panos limpos
  • Aspirador de pó e líquido
  • Bandejas de pintura
  • Fita adesiva preta de 48 mm de largura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article