×
Loading ...

Como pintar textura de tecido com tinta acrílica

Usar tecido na pintura oferece ao artista a oportunidade de adicionar textura e movimento à obra. O tipo de tecido, se está dobrado, liso ou enrugado, provoca uma ilusão extra de textura. Permitir que os materiais vão de um lado ao outro da tela ajuda a atrair os olhos do observador para alguma coisa a mais que o artista quer compartilhar. Pintar tecido com tinta acrílica não é mais difícil que pintar um retângulo, pois o artista só precisa usar luz e sombra para criar dimensão e massa.

Instruções

Um tecido enrugado é facilmente replicado na tela com o uso de sombras escuras e luzes para as áreas elevadas (crumpled fabric image by Igor Negovelov from Fotolia.com)
  1. Desenhe o tecido conforme ele cobre a superfície de baixo, incluindo as linhas das dobras. Quando for desenhar móveis com tecido ou toalha de mesa, tenha em mente como o pano assenta na madeira e como é o seu caimento. Mesmo pendurado em hastes, como cortinas, o material do pano é leve e se move com a brisa.

    Loading...
    Pratique desenhar panos dobrados para ver aonde as luzes e as sombras ficam. (falmenco dancer drawing image by PinkShot from Fotolia.com)
  2. Use tons escuros onde ficam as dobras. Pegue o pincel e pinte do mesmo jeito que pintaria objetos sólidos para manter a regularidade no seu estilo. O modo adequado de segurar o pincel é segurá-lo como se fosse um lápis, com os dedos no cabo há uns 2,5cm ou 5cm acima da virola, a parte de metal que segura as cerdas.

    Padrões, como listras, no tecido ajudam a definir as dobras (material texture #7 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)
  3. Com o pincel, use tons médios para combiná-los com os tons mais escuros, criando uma transição homogênea do escuro para o claro. Deixe o pincel seguir o movimento junto com as linhas escuras.

    Objetos colocados no tecido criam suas próprias sombras (heart on material image by Marina Bartel from Fotolia.com)
  4. Use os tons mais claros no próximo passo. Use o pincel para passar do claro para o escuro no tom médio, para deixar uma área entre o tom mais claro e o tom da sombra. Observe o tecido e veja como a luz se distribui. Note que quase sempre há uma transição gradual do tom mais escuro para o mais claro até o topo da dobra e as vezes o contorno é definido, então o tom mais claro fica perto da sombra.

    A distribuição correta da luz na tela pode adicionar à sombra o que o artista está tentando retratar (shadow image by Michel Essiambre from Fotolia.com)
  5. Use a tinta branca ou o tom mais claro que tiver para destacar o tecido em sua pintura. A quantidade que deve ser usada dependerá da fonte de luz do seu objeto.

Loading...

Dicas

  • A tinta acrílica seca rapidamente, então se você exagerar na pintura de alguma área, espere a tinta secar e pinte novamente. A tinta acrílica é muito complacente.

Aviso

  • Limpe os pincéis quando trocar de tinta para manter as cores da tela claras e chamativas. Mesmo se você estiver tentando retratar um quarto escuro, cores lamacentas chamarão a atenção do observador.

O que você precisa

  • Tela
  • Paleta
  • Tinta acrílica
  • Recipiente com água
  • Papel toalha ou trapos
  • Lápis carvão

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...