Planos de aula de leitura sobre causa e efeito para alunos do quinto ano escolar

Escrito por kathryn rateliff barr Google | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Planos de aula de leitura sobre causa e efeito para alunos do quinto ano escolar
Compreender a causa e efeito ajuda no processo de tomar decisões (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Os alunos devem compreender a mecânica de causa e efeito para compreender plenamente o que leem. Para obter essa habilidade, eles devem identificar as causas de um evento específico e usar uma série de eventos para prever uma causa provável no futuro da história. Os alunos que entendem a causa e efeito ganham habilidades que levam à outras de resolução de problemas avançadas.

Outras pessoas estão lendo

Associando causa e efeito

Leia uma história e peça aos alunos para irem ao quadro e ligar uma lista de causas e efeitos. Identifique palavras como "porque", "então", "portanto" e "como resultado" que indicam uma relação causal entre uma ação inicial e o efeito. Distribua outra história de causa e efeito e peça aos alunos para marcarem a causa como "1" e o efeito como "2". Diga que eles devem circular as palavras de ligação. No final da folha inclua algumas frases que começam uma história e diga aos alunos que escrevam sua própria história de causa e efeito.

Histórias da mídia

Passe cópias de jornais ou revistas de notícias para pequenos grupos de alunos da quinta série. Direcione os alunos a localizarem um artigo que parece interessante e lê-lo. Cada grupo marca a cópia para elementos de causa e efeito, como um terremoto oceânico que causou uma onda gigante que veio para o continente, resultando em morte e perda de propriedades. Os alunos podem usar um mapa de conteúdo ou artigo, que é uma forma que lhes permite listar e organizar eventos da história e as consequências, fazer um gráfico com as ideias principais e detalhes antes de fazer o relatório do grupo.

A bola de neve ou efeito dominó

Faça uma discussão em aula que ilustra que as causas iniciais podem ter vários efeitos que levam a outros. Use a analogia de uma bola de neve rolando ladeira abaixo ou fileiras de dominós caindo. Crie uma folha de exercícios para os alunos usarem para listar os efeitos da bola de neve de uma história no formato de uma espiral. Rotule o primeiro evento como "A", a ação resultante como "B" e a nova situação como "C". Use o "C" como uma nova "A" para manter a causa e efeito fluindo. Por exemplo, em seu início "A", a lição de casa da Amy voa do ônibus quando ela está indo para a escola. Suas escolhas de ação, "B", incluem tentar refazer a tarefa no ônibus, explicando para o professor que sua lição de casa foi levada pelo vento, rapidamente copiar a lição de casa de uma amiga antes que ela a entregue, ou ainda, matar aula. Os alunos consideram o resultado para cada ação e determinam a sua escolha. O próximo nível da espiral repete o início do processo com o novo "A."

Gráfico organizador de causa e efeito

Entregue uma folha com caixas em duas colunas rotuladas causa e efeito e uma lista preparada de causas e efeitos. Para cada elemento fornecido, o aluno do quinto ano o coloca em uma caixa de causa ou efeito e fornece um elemento ausente lógico. Por exemplo, "Jimmy rolou morro abaixo... " e o aluno completa com "e caiu na lama". "Um rato atravessou o chão e..." exige que o aluno forneça um efeito como "assustou minha mãe...".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível