×
Loading ...

Como plantar lantana rateira (Lantana montevidensis)

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A lantana rasteira (Lantana montevidensis) é um arbusto perene, tolerante à seca e nativo da América do Sul. É uma excelente fonte de néctar para as borboletas e floresce continuamente na ausência de geada. Pode ser plantada em qualquer época do ano no extremo Sul, mas enraíza mais rapidamente quando plantada no fim da primavera e começo do outono.

Instruções

A "White Lightning" é uma espécie de lantana rasteira (Weiße Lantana image by Marem from Fotolia.com)
  1. Escolha um local que receba luz do sol total ou parcialmente (mais que quatro horas por dia) e a drenagem seja de boa a moderada. Caso a drenagem não seja adequada, plante a lantana em terra vegetal ou em canteiro.

    Loading...
  2. Teste o pH do solo, a lantana prefere o solo levemente ácido. Adicione calcário dolomítico para aumentar o pH e borra de café ou sulfato de amônia para reduzir. Revolva o solo de 20 a 30 centímetros de profundidade com a pá.

  3. Cave um buraco na profundidade adequada na touceira da raiz da lantana, com a pá. Alargue o buraco em duas vezes o tamanho do torrão, deixe o solo removido de lado e não adicione nada a ele.

  4. Pressione o saquinho com a muda para soltá-lo do torrão, virando-o de cabeça para baixo pressione com as pontas do dedos a touceira (não pressione a planta). Deixe a touceira escorregar e coloque-a com cuidado no centro do buraco.

  5. Coloque a terra que você reservou até a metade do buraco e regue para remover bolhas de ar. Coloque a terra restante até cobrir a touceira e regue novamente preenchendo qualquer depressão que apareça. Cubra a área e o solo circundante com uma camada de três a cinco centímetros de adubo para ajudar a reter umidade, controlar plantas daninhas e proteger as raízes do frio.

  6. Se você for plantar mais de uma lantana, use um espaçamento de 60 centímetros entre elas. Várias lantanas atraem mais borboletas do que somente uma.

Loading...

O que você precisa

  • Terra vegetal (se necessário)
  • Balde
  • Calcário dolomítico, borra de café ou sulfato de amônia (se necessário)
  • Adubo

Referências

Loading ...
Loading ...