Mais
×

Como podar a hera para interiores

A clássica folhagem perene da hera (Hedera helix) é popular para uso em interiores. Seus caules baixos e pendentes, mas expansivos, dão um toque gracioso à decoração da casa, mas algumas vezes, com o tempo, atingem um comprimento que requer o desbaste. Sua redução, usando tesoura de poda manual, é realizada facilmente e pode ser uma medida proativa, adotada em todas as primaveras, para garantir que a hera permaneça em um tamanho apropriado.

Instruções

A clássica folhagem perene da hera é popular para uso em interiores (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Evite podar sua hera doméstica nos dias curtos de inverno. A planta naturalmente diminui o ritmo de crescimento nessa época do ano e não responderá rapidamente com folhas e caules novos. Todavia, se o tamanho da hera justificar o desbaste imediato, espere menor rebrotamento desde o momento da poda do inverno até as primeiras semanas de primavera.

  2. Avalie sua hera. Determine quais são os caules muito longos, desprovidos de folhas, doentes ou completamente mortos. Alguns caules podem ter uma ou duas folhas que precisam ser removidas devido à descoloração ou por estarem mortas.

  3. Desbaste os caules mortos ou doentes com uma tesoura de poda manual ou comum, cortando cerca de 6 mm acima de uma folha ou nó, a protuberância com escamas ou a cicatriz deixada por uma folha velha. Remova as folhas dos caules, se necessário, caso veja que também estão mortas ou afetadas por pragas, como fungos ou insetos.

  4. Reduza o comprimento de caules indesejavelmente longos até 15 cm para um comprimento perfeito. Por exemplo, se o caule tiver um comprimento de cerca de 90 cm, será necessário reduzi-lo até o comprimento de 60 cm. Planeje fazer uma poda de 45,5 cm, cortando o caule 6 mm do caule acima de uma folha ou nó.

  5. Examine completamente a planta após a rodada inicial de desbastes. Vire a floreira e procure pelo equilíbrio e atratividade geral da planta. Se caules ou folhas permanecerem muito longos ou murchos, apare-os conforme os Passos 1 a 3.

  6. Adube levemente a planta com um fertilizante doméstico balanceado, como NPK 10-10-10 (nitrogênio, fósforo e potássio), na metade da dosagem informada nas instruções do rótulo. É aceitável que seja granular ou líquido. Se realizar a poda no início da primavera, use a dosagem total de fertilizante informada nas instruções da embalagem.

Dicas

  • A poda anual de manutenção de sua hera deve ser realizada idealmente no início da primavera, pouco antes da planta acelerar naturalmente o seu crescimento. O resultado do desbaste é que os botões laterais formam novos caules nas pontas, criando um espécime de planta mais cheio, com mais folhas e ramos graciosos.
  • Um ambiente de baixa umidade na casa pode causar o imediato amarelecimento da folhagem e das pontas dos caules. Aumente a umidade, agrupando as plantas da casa ou colocando a floreira em uma pequena bandeja com água e pedrinhas.

Aviso

  • Não regue excessivamente as plantas da casa. Isto promove doenças fúngicas e apodrecimento radicular. A hera gosta de terra com umidade uniforme, nem ressecada, nem encharcada.

O que você precisa

  • Tesoura de poda manual
  • Tesoura comum
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article