Pode-se usar mocassins com terno?

Escrito por aaron charles | Traduzido por letícia oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pode-se usar mocassins com terno?
Mocassins variam entre os mais casuais e os mais chiques (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

De acordo com as autoridades em estilo, não é sempre que se pode usar terno com mocassins. A questão se essa combinação é ou não aceitável para a moda não pode ser respondida com um simples "sim" ou "não". Há fatores e possibilidades a serem considerados. Mesmo assim, no final das contas talvez você despreze o que os profissionais dizem e concorde com a atriz Gilda Radner, que afirmou: "Meu senso de moda é baseado nas peças que não cocem".

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Antes de aprofundarmos a questão, alguns esclarecimentos sobre o que o termo "terno" significa: um traje formal tradicionalmente usado no mundo dos negócios. Isso significa vestir calça social com um paletó que combine, camisa social e gravata. Uma alternativa casual para o terno é um paletó mais esporte com calças de tecidos mais informais que não precisam ser necessariamente da mesma cor podendo ser, por exemplo, cáqui. Decidir usar ou não mocassins vai depender do tipo de terno que será usado, formal ou mais casual.

Distinção

Outro fator importante é a distinção entre tipos diferentes de mocassins. O site Shoe Buff, do empreendedor Daniel Eckler, estabelecido no Canadá, classifica a escolha do mocassim como favorável, esclarecendo que ele pode ser usado tanto em visuais formais como informais. O comentário coloca ainda que esse modelo pode ser usado com terno pois tem um formato fino. Muitos também aprovam o uso dos ternos com os mocassins que têm detalhes de couro pendurados. Mas parece haver uma opinião geral de que qualquer modelo mais informal do que esse, como os de bico quadrado, não funcionam com roupas formais, conforme mencionado pela autora Donna Wilkinson.

Oposição

Alguns, entretanto, detestam a ideia de mocassins com ternos, mesmo os de bico fino, com detalhes de couro ou os mocassins penny. A revista GQ Magazine observa que os mocassins com detalhes de couro pendurados são casuais, mas como carregam o estigma de "sapatos de mauricinho" alguns entendem que ele agrada os mais abastados, sendo considerados chiques. O artigo conclui, porém, desaprovando a combinação desse tipo de sapato com terno. O comentário segue adiante dizendo que os mocassins penny são simplesmente muito casuais para trajes formais, embora homens de negócios de meia idade a idade avançada os usem em Washington, nos Estados Unidos.

Consequências

Ponderar sobre o que é considerado um estilo de trabalho na sua área beneficiará e pode até ajudá-lo a ir contra as opiniões rígidas que alguns têm sobre os mocassins. Em Atlanta, no Georgia's Morehouse College, por exemplo, os professores encorajam os alunos a se preparar para as entrevistas de trabalho após a formatura, o que significa dar atenção especial à vestimenta. O traje admite, segundo eles, a utilização de mocassins menos casuais, desde que estejam engraxados. Mas talvez seja mais sábio prevenir do que remediar. Larry Winget diz que "Mocassins não combinam com terno de jeito nenhum. Mocassins penny não combinam com nada e mocassins com detalhes em couro só funcionam quando você quer que todos o considerem um bobão pretensioso chamado Biff".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível