Podólogos e os calos nos pés

Escrito por rachel frost | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Podólogos e os calos nos pés
Os calos podem causar dor e infecção se não forem tratados (feet in the grass image by Alison Bowden from Fotolia.com)

A maioria das pessoas sofre com problemas nos pés de vez em quando, como calosidades, unhas encravadas, esporão no calcanhar e os famosos calos. O tratamento para esses problemas pode variar de remédios caseiros antigos a palmilhas e pomadas vendidas em lojas até uma consulta com um podólogo.

Outras pessoas estão lendo

Visão geral da podologia

Os podólogos lidam com transtornos, doenças e ferimentos que afetam os pés e a parte inferior da perna. Vários problemas nos pés são comuns, incluindo calos, unhas encravadas, joanetes, esporões, infeções, ferimentos e deformidades. Algumas doenças, como o diabetes, pode causar problemas extras. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, os podólogos tratam esses problemas com medicamentos, terapia física e cirurgia. Eles também podem desenvolver sapatos sob medida e auxiliar pacientes com acessórios ortopédicos.

Sobre os calos

Os calos são um problema extremamente comum nos Estados Unidos. Esse espessamento da pele em resposta à pressão pode causar dor, dificuldade para caminhar e, se não for tratado, infecção. Os calos (também conhecidos como calosidades, hiperqueratose, heloma e tiloma) são resultado de muita pressão combinada com fricção. Essa combinação faz a pele engrossar como uma medida de proteção. Alguns problemas comuns que levam à formação de calos são sapatos apertados, deformidades nos dedos, protusões nos ossos e anormalidades no caminhar que causam pressão desigual no pé. Os calos são sempre um sintoma de uma doença ou problema implícito.

Tratamento em casa

Muitas pessoas tratam seus calos em casa, aplicando proteções para calos de espuma ou silicone na sola dos pés. Lixas, pedras pome e ferramentas como a lixadeira elétrica também são usadas em casa. As pessoas também compram acessórios para os sapatos, a fim de aumentar o amortecimento e reduzir o atrito. Esses tratamentos podem ajudar com os sintomas e a dor no curto prazo, porém, se o problema por trás disso não for tratado, os calos vão voltar. Além disso, lixar incorretamente pode piorar a situação e aumentar o risco de infecção.

O tratamento da podiatria

Os pés são uma parte tão importante do corpo que talvez você devesse considerar a possibilidade de tratá-los com um profissional — principalmente se o problema for recorrente ou se a dor for significante. O podólogo avaliará a causa do calo e determinará a medida mais adequada, que pode incluir o lixamento regular do calo, aconselhamento sobre calçados e palmilhas, uso de acessórios especiais para aliviar a pressão no pé e até mesmo correção cirúrgica de ossos deformados.

Cuidando dos seus pés

Observar e cuidar dos seus pés regularmente pode ajudá-lo a prevenir os calos, bem como a dor e o desconforto associados. Muitas das formas de proteger seus pés são de conhecimento geral, mas algumas podem ser surpreendentes. Mantenha os pés limpos, não use meias ou sapatos apertados, evite expô-los ao frio extremo, umidade, água quente ou dispositivos como almofadas de aquecimento. Evite antissépticos fortes e mantenha a circulação nos pés. Procure um médico imediatamente se aparecerem úlceras ou feridas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível