×
Loading ...

Como fazer ponchos e camisetas de crochê

Atualizado em 17 abril, 2017

As camisetas e ponchos de crochê são fáceis de fazer, mas geralmente são muito simples. Uma gola de capuz pode dar um charme adicional. Essa gola se originou com a vestimenta dos monges, mas com o passar dos anos passou a significar uma gola frouxa em roupas femininas. Use a imaginação e faça as roupas das cores que quiser.

Instruções

Faça uma gola capuz para incrementar um roupa (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Faça uma amostra de tensão seguindo os pontos do padrão, fazendo uma corrente de 15 cm com pontos em uma quantidade par. Vire e faça um meio ponto alto na terceira corrente da agulha e continue fazendo meios pontos altos até o final da corrente. Faça duas correntinhas e vire. Primeira carreira: Faça pontos altos ao redor do primeiro meio ponto alto da carreira anterior. Depois, faça um meio ponto alto no próximo ponto. Repita até o final, fazendo um meio ponto alto no último ponto. Faça duas correntinhas e vire. Segunda carreira: Faça meios pontos altos em cada ponto transversal. Repita a primeira e segunda carreira mais quatro vezes e verifique a tensão. Deve haver cinco meios pontos altos em 5 cm e duas carreiras em 2,5 cm.

    Loading...
  2. Faça as costas ao montar 48 correntinhas para uma camiseta média. Adicione ou diminua incrementos de seis pontos para cada tamanho maior ou menor. Trabalhe o padrão por 30 cm, terminando com uma carreira ímpar. Faça uma correntinha e vire. Diminua para o buraco do braço ao trabalhar pontos baixíssimos pelos primeiros seis pontos, então continue com meios pontos altos em seis pontos no final. Pare, faça duas correntinhas e vire. Continue no padrão por mais 20 cm e arremate.

  3. Faça a frente da camiseta, do mesmo jeito que as costas, por 30 cm, terminando com uma carreira ímpar. Faça correntinha e vire. Diminua para o buraco do braço ao trabalhar pontos baixíssimos pelos primeiros seis pontos, então continue com meios pontos altos em seis pontos no final. Pare, faça duas correntinhas e vire. Continue no padrão por mais 10 cm, termine com uma carreira ímpar. Faça duas correntinhas e vire. Faça meios pontos altos por dez pontos, faça duas correntinhas e vire para fazer a abertura do pescoço e continue por mais 10 cm. Arremate. Volte para a carreira da abertura do pescoço e conte quatorze pontos no meio da carreira. Junte a linha no próximo ponto e continue com meios pontos altos até o final, dez pontos. Continue no padrão por mais 10 cm e arremate.

  4. Alinhe a frente e as costas pelos ombros e lados e use pontos baixíssimos para juntá-las.

  5. Junte a linha para dentro do decote próximo a costura do ombro. Faça duas correntinhas e continue com meios pontos altos em cada pontos e espace igualmente entre cada carreira ao redor do decote. Você deve ter aproximadamente 60 pontos quando der a volta. Junte o topo com a segunda corrente no início. Faça duas correntinha e continue com meios pontos altos em cada ponto ao redor, juntando como antes. Prossiga com esse passo até que o capuz esteja com aproximadamente entre 30 cm e 35 cm. Arremate.

  6. Para terminar a camiseta, costure todas as pontas soltas. Faça pontos baixos por toda a circunferência de cada cava e ao redor do fundo. Faça o tratamento para deixar os pontos do tecido igualados.

  7. Faça o poncho seguindo os passos para a frente e as costas da camiseta, mas eliminando as diminuições dos braços, além de fazer cada pedaço com 60 cm. Junte somente nos ombros, deixando os lados abertos, então trabalhe a gola como na camiseta. Faça pontos baixos para criar o acabamento ao redor das bordas.

Loading...

Dicas

  • Mude a aparência da camiseta ou poncho tentando fazer outro padrão. Qualquer padrão de duas carreiras funcionará.
  • Uma outra opção é usar linha multicolorida ou texturizada.
  • Faça listras ao trocar de linha a cada quatro carreiras.

O que você precisa

  • Linha de crochê
  • Agulha de crochê de 6 mm

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...