Mais
×

Poros labiais obstruídos (cravos)

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os poros obstruídos ocorrem como resultado do uso de maquiagem, do suor e da sujeira que fica retida na pele. Esses poros problemáticos também são chamados de "cravos", podendo ocorrer em áreas sensíveis e delicadas ao redor da boca como resultado do uso frequente de batom ou gloss labial. Evite apertar ou espremer esses poros com suas mãos, já que a pele ao redor dos lábios é muito delicada e pode se ferir ou sangrar facilmente.

Aprenda alguns métodos para se livrar de cravos de modo seguro e eficiente (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Extração suave e gentil com as mãos

Para se livrar de poros obstruídos ao redor da área dos lábios e da boca, uma pressão muito gentil e suave é necessária. Ao contrário da pele do nariz e das bochechas, a pele ao redor da boca é muito fina e deve ser tratada com cuidado. Coloque um pedaço de tecido limpo por cima de ambos dedos indicadores para criar uma pequena luva para cada dedo. Isso protegerá a pele das unhas e evitará que seja aplicada uma pressão não homogênea na área. Pressione gentilmente a área afetada com um "beliscão" ou pinçada suave, com a pele da área atingida levantada (puxada). Massageie gentilmente com seus dedos indicadores cada lado da área atingida até que toda a sujeira e óleo sejam removidos do poro obstruído. Limpe com uma toalha quente e um produto de limpeza facial sem óleo, que pode ser comprado em uma farmácia ou supermercado local.

Extrator ou removedor de cravos

Os removedores de cravos são disponibilizados em farmácias e lojas de produtos cosméticos. Melhor do que usar seus dedos, que podem criar uma pressão desigual e causar arranhões ou feridas, um removedor de cravos fornece uma sucção rápida e homogênea que remove a sujeira e o óleo dos poros obstruídos. Esse produto funciona especialmente bem em áreas sensíveis ao redor dos lábios e da boca.

Para usar o extrator, esterilize-o com álcool ou peróxido de hidrogênio. Em seguida, dilate seus poros com uma toalha de rosto quente e umedecida aplicando-a diretamente ao redor dos poros obstruídos. Depois, pressione o instrumento de limpeza gentilmente. A sujeira e o óleo serão forçados para fora do poro e devem ser limpados com uma toalha e um pouco de produto para limpeza facial sem óleo.

Tratamentos esfoliantes

Fazer uma esfoliação na pele ao redor dos poros obstruídos dos lábios é o modo mais suave de evitar cravos, além de poder ser usado em conjunto com os tratamentos de extração. Para esses poros em questão, esfolie a pele três vezes por semana com um esfoliante facial comercial ou caseiro. Você pode fazer seu próprio tratamento esfoliante combinando uma parte de óleo de vitamina E com uma parte de sal grosso kosher ou sal marinho. Misture completamente esses ingredientes e armazene em um recipiente plástico limpo. Para fazer a esfoliação, molhe seu rosto e aplique uma quantia generosa do produto nele. Esfregue gentilmente o esfoliante em sua pele com a ponta dos dedos, trabalhando com movimentos circulares e prestando bastante atenção nos poros obstruídos ao redor de seus lábios. Quando o sal tiver se dissolvido, enxágue totalmente seu rosto com água quente. Em seguida, lave-o com um produto de limpeza facial sem óleo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article