Mais
×

Como fazer uma porta com tábuas de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma porta de tábuas é feita de ripas de madeira na vertical, que são presas por outras tábuas horizontais. Ela é feita de material barato e serve para uso externo, sendo normalmente usadas em celeiros. Construir uma porta com tábuas é uma tarefa rápida e pode ser feita por marceneiros novatos.

Instruções

Portas de madeira são normalmente usadas em celeiros (barn door image by jimagez from Fotolia.com)
  1. Meça a altura e a largura do batente com a fita métrica. Meça o lado de dentro horizontalmente e diminua 1,3 centímetros. Essa é a largura da porta. Meça a altura de dentro da porta e diminua 6 milímetros. Essa é a altura da porta.

  2. Determine o número de tábuas de 2,5 cm x 20 cm necessárias para a largura da porta. Coloque-as lado a lado e meça. Adicione tábuas até atingir a largura correta. Elas podem ficar mais largas do que o necessário.

  3. Corte as tábuas na altura desejada com a serra. Veja quanto sobrou na largura. Meça as tábuas de fora e marque o excesso de cada lado. Corte-o.

  4. Corte duas tábuas de 2,5 cm x 7,5 cm na largura da porta. Coloque-as na parte de cima e de baixo horizontalmente. Cole-as com cola de madeira. Pregue com os pregos de 4,5 centímetros. Use dois pregos para cada tábua vertical.

  5. Meça o espaço entre as tábuas horizontais. Corte dois pedaços de tábua de 2,5 cm x 7,5 cm no tamanho da medida. Cole-os às laterais da porta. Pregue-os.

  6. Meça a distância entre as tábuas laterais. Corte um pedaço de tábua de 2,5 cm x 20 cm no tamanho obtido e posicione-o no meio da porta. Cole-o e pregue-o.

  7. Meça a distância da parte de cima da tábua central até a parte de baixo da tábua de cima. Corte as tábuas de 2,5 cm x 7,5 cm na medida obtida. Corte uma tábua para cada junção da porta. Meça da parte de baixo da tábua do meio até a parte de cima da tábua de baixo. Corte as tábuas de 2,5 cm x 7,5 cm na medida obtida. Corte uma tábua para cada junção da porta. Posicione as tábuas nas junções. Cole-as e pregue-as.

  8. Coloque uma dobradiça em cada tábua horizontal e prenda-as ao batente para segurar a porta. Agora sua porta estará pronta.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tábuas de 2,5 cm x 20 cm
  • Serra manual
  • Cola de madeira
  • Chave de fenda
  • Pregos de madeira de 4,5 cm
  • Tábuas de 2,5 cm x 7,5 cm
  • 3 dobradiças
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article