Como fazer uma porta com tábuas de madeira

Escrito por amy kingston | Traduzido por natalia mazzilli
Como fazer uma porta com tábuas de madeira
Portas de madeira são normalmente usadas em celeiros (barn door image by jimagez from Fotolia.com)

Uma porta de tábuas é feita de ripas de madeira na vertical, que são presas por outras tábuas horizontais. Ela é feita de material barato e serve para uso externo, sendo normalmente usadas em celeiros. Construir uma porta com tábuas é uma tarefa rápida e pode ser feita por marceneiros novatos.

Instruções

  1. 1

    Meça a altura e a largura do batente com a fita métrica. Meça o lado de dentro horizontalmente e diminua 1,3 centímetros. Essa é a largura da porta. Meça a altura de dentro da porta e diminua 6 milímetros. Essa é a altura da porta.

  2. 2

    Determine o número de tábuas de 2,5 cm x 20 cm necessárias para a largura da porta. Coloque-as lado a lado e meça. Adicione tábuas até atingir a largura correta. Elas podem ficar mais largas do que o necessário.

  3. 3

    Corte as tábuas na altura desejada com a serra. Veja quanto sobrou na largura. Meça as tábuas de fora e marque o excesso de cada lado. Corte-o.

  4. 4

    Corte duas tábuas de 2,5 cm x 7,5 cm na largura da porta. Coloque-as na parte de cima e de baixo horizontalmente. Cole-as com cola de madeira. Pregue com os pregos de 4,5 centímetros. Use dois pregos para cada tábua vertical.

  5. 5

    Meça o espaço entre as tábuas horizontais. Corte dois pedaços de tábua de 2,5 cm x 7,5 cm no tamanho da medida. Cole-os às laterais da porta. Pregue-os.

  6. 6

    Meça a distância entre as tábuas laterais. Corte um pedaço de tábua de 2,5 cm x 20 cm no tamanho obtido e posicione-o no meio da porta. Cole-o e pregue-o.

  7. 7

    Meça a distância da parte de cima da tábua central até a parte de baixo da tábua de cima. Corte as tábuas de 2,5 cm x 7,5 cm na medida obtida. Corte uma tábua para cada junção da porta. Meça da parte de baixo da tábua do meio até a parte de cima da tábua de baixo. Corte as tábuas de 2,5 cm x 7,5 cm na medida obtida. Corte uma tábua para cada junção da porta. Posicione as tábuas nas junções. Cole-as e pregue-as.

  8. 8

    Coloque uma dobradiça em cada tábua horizontal e prenda-as ao batente para segurar a porta. Agora sua porta estará pronta.

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Tábuas de 2,5 cm x 20 cm
  • Serra manual
  • Cola de madeira
  • Chave de fenda
  • Pregos de madeira de 4,5 cm
  • Tábuas de 2,5 cm x 7,5 cm
  • 3 dobradiças

Lista completaMinimizar