É possível enraizar a estaquia de damasco?

Escrito por angela ryczkowski | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível enraizar a estaquia de damasco?
Apesar de ser um processo difícil, o damasco pode ser propagado por estaquia de ramos tenros (Eising/Photodisc/Getty Images)

O damasco pode ser propagado por estaquia (segmentos) de ramos tenros. Com métodos apropriados e paciência, podem resultar novas plantas das estacas de damasco. No entanto, conseguir o seu enraizamento pode se provar difícil, demorado e um malogro total. Por essa razão, na produção comercial, raramente se faz o enraizamento de estacas de damasco. Em vez disso, em geral efetua-se a propagação enxertando-se a planta desejada a um porta-enxerto ou usando sementes.

Outras pessoas estão lendo

Estaquia

A propagação por meio de estacas pode ser alcançada com limitado ou nenhum sucesso, assim pode ser mais eficaz a obtenção de uma série de estacas ao longo do ano, quando a árvore está passando por diferentes estágios. Obtenha algumas estacas de 15 a 22,5 cm de comprimento em seus diversos estágios, para que algumas estacas sejam obtidas quando as folhas estão presentes, no final do outono e início da primavera.

Enraizamento de estacas

Enraíze as estacas em uma mistura de areia e turfa. Se houver folhas, remova-as, em alguns centímetros da parte inferior, para que não entrem em contato com a mistura para enraizamento. Com uma faca afiada, faça alguns talhos verticais bem rasos, ao redor dos 2,5 cm finais da parte inferior da estaca. Use um graveto para fazer alguns buracos na mistura, e após mergulhar as estacas em hormônio enraizador, coloque-as dentro deles. Soque delicadamente a mistura de areia/turfa em torno da estaca e regue bem para maior fixação. Mantenha as estacas úmidas e distantes do sol direto. Depois de alguns meses, puxe delicadamente uma delas. Se a estaca deslizar facilmente, será necessário mais algum tempo para o enraizamento, ou já pode estar enraizando. Se ela resistir à puxada, inspecione-a. Se houver raízes com mais de 1,25 cm, poderá ser transplantada para um vaso com mistura para plantas.

Usando porta-enxertos

O método mais comum de propagação do damasco é o brotamento, ou a fixação de uma estaca da árvore desejada a uma muda preparada como porta-enxerto. As mudas de pêssego ou damasco podem ser as escolhas comuns de porta-enxertos em áreas de solos arenosos e quentes. Um porta-enxerto de ameixa-silvestre ou damasco resistente é o ideal, quando há preocupações com a resistência. O brotamento em "T" é o método preferido para colocar uma estaca de damasco em um porta-enxerto. Com esse método, remove-se o broto dormente e maduro, totalmente formado, da árvore desejada de damasco. Corte um broto e uma lasca da madeira fixa. Faça um corte vertical no caule do porta-enxerto, profundo o suficiente para assegurar que fique exposta a camada de tecido vegetal verde próxima da casca, em seguida, faça um corte vertical em forma de "T". Isto cria uma bolsa para onde deslizar a lasca de madeira. Coloque o enxerto de madeira dentro dessa bolsa, acomodando-o, e enrole-o fortemente com fita de enxerto ou material similar que possa ser removido após algumas semanas — depois que o enxerto foi realizado com sucesso, apare as porções de cima do porta-enxerto.

Propagação por semente

As árvores de damasco podem ser propagadas por meio de sementes, embora este processo seja bastante longo. Um método comum é cultivar um porta-enxerto a partir da semente, e enxertar nele uma estaca da árvore-mãe. Por ser uma fruta com caroço, a semente de damasco deve ser estratificada de maneira tal que se imite o inverno frio. Retire o caroço de um damasco maduro, mergulhe-o em água por um dia, ponha-o em um saco de areia esterilizada e úmida e armazene-o a uma temperatura de cerca de 4,5 graus Celsius por um mês. Após a remoção do caroço da refrigeração, coloque-o em uma mistura para vasos a uma temperatura de cerca de 21 graus; para a germinação podem ser necessárias várias semanas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível