Eu posso aumentar minha memória RAM atual?

Escrito por rex molder | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Eu posso aumentar minha memória RAM atual?
Cada computador tem uma quantidade máxima de memória RAM que pode usar (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A quantidade de "Random Access Memory", ou RAM, que seu computador tem irá afetar significativamente seu desempenho. No entanto, existem alguns fatores que determinam a quantidade máxima de memória do sistema. Uma vez que você chegue a esse valor máximo, adicionar mais memória RAM não vai melhorar em nada a velocidade do computador. Antes de comprar mais RAM, é necessário entender os fatores que afetam o desempenho e determinar o máximo de quantidade de memória que seu computador pode comportar.

Outras pessoas estão lendo

Limitações físicas

RAM dinâmica, o tipo de memória utilizada pelo sistema, vem em módulos que são constituídos por pares de transmissores e capacitores. Embora em teoria o tamanho dos módulos -- e portanto, o número de pares de transmissores e a resistência que ele pode conter -- seja limitado, no aspecto prático não vem ao caso. Primeiramente, devido a restrições físicas, deve-se partir do tamanho do próprio computador. Além disso, com o aumento do tamanho, também aumenta a quantidade de energia necessária para ligá-lo e o calor gerado. Ambos efetivamente limitam o tamanho físico dos módulos de memória RAM.

Limitações da placa-mãe

O número de slots de barramento para memória RAM na placa-mãe do seu computador é a restrição seguinte. Vamos supor que a sua placa-mãe possua dois slots. Se você já tem um módulo com tamanho máximo em cada um, não será possível aumentar a memória RAM até que um módulo de maior capacidade esteja disponível. No entanto, se você tem slots não utilizados ou se eles puderem suportar módulos de maior capacidade, você pode aumentar a memória RAM. Outro fator é a quantidade máxima de memória que o slot pode controlar. Para determinar isso, você precisa verificar a documentação do computador, mas geralmente 8 GB por slot é o máximo alcançado.

Limitações do sistema operacional

Talvez o fator mais importante para determinar a possibilidade de aumentar a memória RAM do seu computador é o sistema operacional. Visto que o sistema operacional é responsável pela alocação da memória RAM, ele desempenha um fator crucial na quantidade máxima de memória que o computador pode utilizar. Sistemas operacionais Windows 32 bits podem comportar mais de 4 GB de RAM e, em alguns casos, menos. Embora você possa ser fisicamente capaz de adicionar mais módulos de RAM, não teria nenhum benefício. Sistemas operacionais de 64 bits podem comportar substancialmente mais memória. Por exemplo, a versão 64 bits do Windows 7 Home Premium pode comportar 16 GB e o Windows 7 Professional e superiores podem comportar gritantes 192 GB.

Alternativas

Se o seu computador tem a quantidade máxima de memória RAM que pode comportar devido a sua placa-mãe e as limitações do seu sistema operacional, você pode ser capaz de superar essas limitações físicas e aumentar a sua RAM. É possível trocar os módulos de RAM atuais por outros mais rápidos do mesmo tipo e capacidade. A velocidade máxima de RAM que seu computador pode usar depende da placa-mãe. Por exemplo, se ela pode usar módulos DDR3-1600, mas atualmente você está usando DDR3-1333, é possível atualizar para os módulos mais rápidos. No entanto, o aumento no desempenho que costuma ocorrer, geralmente, não vale a pena.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível