Como posso saber quem está monitorando minhas atividades na internet?

Escrito por herman cruz | Traduzido por guilherme carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como posso saber quem está monitorando minhas atividades na internet?
Programas de monitoramento de computador são usados ​​para acompanhar os seus hábitos de navegação na Internet (Comstock/Comstock/Getty Images)

O Monitoramento de atividades na Internet é uma prática comum nos locais de trabalho, instalações governamentais, instituições de ensino e até mesmo em casa. Este procedimento habitual ajuda a promover a produtividade, evitando que as pessoas fiquem se distraindo e visitando sites inapropriados ou potencialmente nocivos durante o horário de trabalho. Para monitorar suas atividades de navegação, os administradores da rede usam plataformas de monitoramento da Internet que rastream e gravam todos os sites que você visitou através da rede que está sendo monitorada. Se você desconfia que sua atividade na Internet está sendo monitorada indevidamente, há duas medidas que você pode tomar para descobrir como e quem está monitorando você.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Através do gerenciador de tarefas

  1. 1

    Pressione a tecla "Ctrl," "Shift" e "Esc" no teclado do computador para iniciar a caixa de diálogo do Gerenciador de Tarefas.

  2. 2

    Clique na aba "Processos."

  3. 3

    Percorra e examine a lista de processos exibidos abaixo da seção Nome do usuário para garantir que todos os processos estão operando sob o nome do seu computador. Se você encontrar um processo que tem um nome diferente, então você está sendo monitorado por um sistema externo.

    Através do comando Executar

  1. 1

    Clique no menu "Iniciar" do Windows e depois com o botão direito do mouse na opção "Computador." Selecione "Propriedades" e olhe ao lado onde diz "Nome do computador" para saber o nome do seu computador. Ignore esta etapa se você já sabe qual é nome do computador.

  2. 2

    Clique em "Iniciar," digite "Executar" na área de Pesquisa e tecle "Enter" no seu teclado. Digite "cmd" na caixa de diálogo Executar e clique em "OK."

  3. 3

    Digite "netstat" ao lado do prompt de comando e pressione a tecla "Enter." Examine os resultados percorrendo cada resultado apresentado na coluna Endereço Local. Cada resultado deve ter o nome do computador. Se você encontrar outros nomes de computador, continue a identificar para ver se se trata de um software de monitoramento .

  4. 4

    Clique em "Iniciar," digite "run" no campo de pesquisa e pressione "Enter."

  5. 5

    Digite "msconfig" no campo de texto exibido na janela Executar e clique em "OK." O utilitário de configuração irá aparecer.

  6. 6

    Examine a lista de programas exibidos de acordo com as áreas Serviços e Inicialização. Clique em cada guia individualmente para examinar os programas nela apresentadas. Clique em cada programa listado nas guias individualmente para encontrar o nome do fabricante do programa e obter uma breve descrição de seus serviços. Examine cada programa que você achar suspeito. Use o navegador da Web para encontrar informações sobre um programa que você não reconhece. Se alguém está monitorando você, o programa de monitoramento será exibido lá.

Dicas & Advertências

  • Perguntar ao seu departamento de TI diretamente é uma boa maneira de descobrir se o tráfego da Internet é monitorado.
  • Não tente desativar ou desinstalar um programa de monitoramento que está sendo usado em seu local de trabalho ou instituição de ensino, ou você pode ser repreendido, suspenso ou demitido em função de regulamentos específicos.
  • Se você achar que está sendo monitorado por spyware, você precisa usar uma ferramenta de remoção de spyware para remover o software de monitoramento. Você pode usar ferramentas gratuitas como o Spyware Terminator.
  • Use um programa anti-vírus para escanear o seu computador regularmente em busca de programas de spyware. Se você não tem um programa Anti-Virus, o AVG edição gratuita é uma maneira viável para proteger seu sistema operacional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível