Posso pintar novamente ou passar poliuretano em madeira já pintada anteriormente?

Escrito por myra smith | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Posso pintar novamente ou passar poliuretano em madeira já pintada anteriormente?
Móvel de madeira pintado (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Quando decide que hoje é o dia de mudar a aparência de móveis ou pisos de madeira pintada, você já deu o passo mais importante para completar a tarefa. Decida exatamente o que você quer fazer, seja adicionar uma nova camada de poliuretano para dar brilho, ou mudar a cor da madeira. Com o plano correto, algumas ferramentas, tempo e determinação, você pode repintar ou retocar seu móvel de madeira pintado.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Tinta e poliuretano podem ser aplicados em madeira que tenha sido pintada antes. Porém, se o piso ou o móvel já tem uma camada anterior de poliuretano, ela deve ser removida antes de pintar novamente. A tinta não penetra poliuretano, embora os pigmentos dela misturados com a primeira camada de poliuretano vão mudar levemente a cor da madeira. Se você quiser fazer uma mudança significativa para uma cor bem mais clara, então será necessário lixar ou fazer remoção de tinta na superfície.

Remoção de tinta e lixamento

A remoção de tinta é um processo químico que remove todo o acabamento velho da madeira. Ele é apropriado para retocar móveis, e não pisos de madeira. Remova acabamentos antigos de pisos de madeira com uma lixadeira elétrica. Para clarear pisos, remover toda a tinta antiga requer lixamento até chegar à madeira original.

Lixar móveis que tenham entalhes e outros detalhes vai remover essas características que tornam o móvel interessante; por isso, a remoção de tinta é uma alternativa melhor.

Se seu objetivo é clarear a cor da madeira em móveis, a remoção de tinta é o primeiro passo. Dependendo do tipo da madeira e da penetração da tinta antiga, branqueamento e selagem podem ser necessários.

Antes de aplicar o removedor de tinta, limpe as superfícies da madeira com terebentina para remover todas as ceras e os polimentos. Eles interferem na penetração do produto.

Use o removedor em uma área bem ventilada, e cubra o piso com jornais e pedaços de pano. Leia todas instruções e precauções na embalagem do produto. Alguns removedores são inflamáveis; tenha cuidado. Proteja sua pele e seus olhos quando aplicar e remover o produto. Trabalhe em pequenas áreas; não aplique o produto na superfície inteira. O removedor que seca na madeira aumenta a dificuldade de remover o acabamento antigo e pode descolorir a madeira. Siga as instruções da embalagem quanto ao tempo para o produto penetrar, e então remova-o como instruído.

Branqueamento

Branqueie superfícies de madeira se você não quiser nenhum resquício de cor da madeira depois da remoção de tinta ou se quiser remover mais tinta.

Você pode aplicar branqueadores de madeira comerciais, ou fazer o seu próprio adicionando 115 ml de água sanitária a 4,5 litros de água. Esfregue a solução na superfície de madeira e deixe agir por dois minutos, então lave a superfície com água limpa. Deixe a madeira secar por 24 horas. Remova qualquer resquício cinza ou esbranquiçado com lã de aço antes de aplicar a nova tinta ou o acabamento.

Selantes e preenchimentos

Selantes usados em superfícies de madeira produzem uma cor uniforme quando a tinta é aplicada. Eles também previnem que a tinta extravase para onde há acabamento de poliuretano. Algumas tintas no mercado atual são autosselantes e não necessitam de uma aplicação de selante separada. Verifique a embalagem da tinta escolhida, ou consulte o vendedor quando comprá-la.

Preenchimentos promovem uma superfície lisa e uniforme em madeiras de granulação mais aberta, tais como o carvalho, a nogueira e o mogno. A escolha entre usar preenchimento ou não é sua. Madeiras sem preenchimento têm algumas elevações na superfície; madeiras com preenchimento são planas e lisas. Misture o preenchimento com a tinta, fazendo ambos os procedimentos em uma única aplicação.

Tintas

Para decidir se você quer pintar a superfície de madeira preparada, aplique água a uma área pequena e verifique a cor. Esse teste vai mostrar como seria a aparência da madeira com apenas uma camada de poliuretano puro aplicado sem tinta.

As tintas podem ser encontradas em três tipos: pigmento à base de óleo, óleo penetrante, e à base de água.

Tintas de pigmento à base de óleo são opacas e tendem a esconder o padrão da madeira.

Tintas de óleo penetrante entram na madeira e permitem que o padrão seja visto melhor.

Tintas à base de água são as mais claras e transparentes de todas; porém, elas são destinadas para madeira nova e que nunca foi pintada antes, ou piso de madeira bem lixado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível