×
Loading ...

Como fazer um poster do sistema solar com bolas de isopor

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um pôster do sistema solar ajuda os alunos de todas as idades a aprenderem sobre as posições dos planetas. Usando bolas de isopor para representar os planetas, o seu pôster do sistema solar ganha um elemento tridimensional, que ajuda os alunos a visualizarem as diferenças de tamanho entre planetas. O processo de fazer um pôster do sistema solar com bolas de isopor é uma experiência tão completa de aprendizagem como estudar um em detalhes. Para realizar a tarefa você vai precisar ter alguns materiais escolares básicos e um bom conhecimento do sistema solar.

Instruções

Os pôsters do sistema solar mostram os planetas ao redor do sol (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Consulte uma imagem do sistema solar para avaliar o posicionamento dos planetas e do cinturão de asteroides e como eles se alinham em torno do sol.

    Loading...
  2. Utilize a fita métrica para traçar as órbitas de cada planeta. Coloque a fita métrica sobre a cartolina horizontalmente. Marque um círculo no canto da cartolina para representar o sol. Marque um lugar na cartolina a cada 7 centímetros até que você tenha nove marcas além do sol. Uma cartolina padrão tem 66 centímetros de largura, então as marcas dos planeta devem se ajustar a este espaço.

  3. Faça um nó em uma extremidade do barbante, e deslize o lápis através do nó. Segure a extremidade do barbante em cima da marca de sol. Solte barbante o suficiente para que a ponta do lápis fique sobre a marca do primeiro planeta. Deslize o lápis em torno da sua âncora na marca do sol, de modo que um círculo fique desenhado em torno da órbita aproximada da marca do primeiro planeta. Repita este processo em cada uma das marcas dos planetas.

  4. Corte cada uma das bolas de isopor ao meio, utilizando o canivete. Busque uma descrição exata dos planetas do nosso sistema solar para determinar como cada planeta é. Utilize as tintas e pincéis para decorar as bolas de isopor, para que representem cada um dos oito planetas, o sol e Plutão.

  5. Cole cada uma das bolas de isopor que representam os planetas na sua respectiva marca na cartolina, com o lado plano para baixo, utilizando a cola. Varie a colocação de cada planeta para que você não acabe tendo uma linha reta de planetas.

  6. Coloque pequenas pedras na cartolina, utilizando a cola, entre Marte e Júpiter. Estas rochas representam o cinturão de asteroides. Utilize purpurina e cola para destacar o fluxo de cada órbita planetária.

  7. Crie enfeites e detalhes que achar pertinente utilizando os lápis de cor.

Loading...

Dicas

  • Embora as distâncias entre os planetas sejam muito diferentes, um único pedaço de cartolina é difícil para representar essas diferenças com precisão. Considere a possibilidade de escrever dados sobre cada planeta e características do sistema solar no projeto finalizado.

Aviso

  • Tenha muito cuidado ao manusear canivetes. Eles são muito afiados e podem causar ferimentos graves. Nunca permita que crianças manuseiem canivetes.

O que você precisa

  • Imagem do sistema solar
  • Cartolina de 50 por 66 cm, na cor preta
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Barbante
  • Canivete
  • Tinta
  • Pincéis
  • Cola para todos tipos de materiais
  • Pequenas pedras
  • Purpurina

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...