×
Loading ...

Como preparar doces que brilham no escuro

Atualizado em 23 março, 2017

Doces que brilham no escuro podem ser itens bem interessantes para servir em festas. Mas, substâncias fosforescentes, mesmo que não tóxicas, não são aconselhadas para uso culinário, então é melhor evitá-las em receitas caseiras. Porém, aqui você verá que existem outras maneiras de preparo para que suas guloseimas aparentem brilhar, apenas tirando vantagem de reações químicas e leis da física.

Instruções

Doces brancos ou neons aparentam brilhar sob a luz negra (candy canes image by Warren Millar from Fotolia.com)
  1. Esfregue duas balinhas de menta ou dois cubos de açúcar um no outro, em um cômodo escuro. Estes doces — ou qualquer outro feito à base de açúcar — irão produzir pequenas faíscas azuis quando esmagados. Este efeito resulta de um processo chamado Triboluminescência, que nada mais é do que a luz proveniente da fricção ao esfregar determinados materiais juntos. Você também pode mastigar o doce para produzir o mesmo efeito, mas a saliva irá diminuir a intensidade da luz.

    Loading...
  2. Use a água tônica em receitas de doce ao invés de água de torneira. Esta é a melhor opção para o uso da luz negra. O quinino brilha na luz negra e irá produzir um efeito fosforescente. Porém, tem sabor amargo e deve ser usado com bastante moderação, ou com produtos que possam mascarar o sabor. O quinino é comumente utilizado em bebidas alcoólicas. Vale lembrar que algumas pessoas são alérgicas à substância, logo, é altamente recomendado que você se certifique com seus convidados, para que ninguém tenha reações durante a festa.

  3. Sirva os doces brancos ou neons com luz negra. A luz negra produz uma luz invisível para o olho humano, então um cômodo claro parecerá escuro. Quando estas ondas atingem objetos que contém fósforo em sua composição, estes irão produzir ondas visíveis, fazendo com que pareçam brilhar. Faça seus próprios doces usando chocolate branco e sirva também sob a luz negra.

Loading...

Aviso

  • Não use produtos fosforescentes em suas receitas. Estas substâncias podem ou não ser tóxicas, dependendo do tipo químico utilizado. É aconselhável não arriscar.

O que você precisa

  • Pastilhas de menta
  • Açúcar em cubos
  • Doces brancos
  • Água tônica (com quinino)
  • Luz negra

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...