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Primeiros passos no balé: o essencial para conhecer a dança

Considerada a essência de todas as danças, o balé clássico encanta pela beleza dos seus movimentos, pela leveza das bailarinas e dos bailarinos e pela constante busca da perfeição. Aqueles que querem se profissionalizar nessa dança geralmente começam cedo, aos cinco ou seis anos de idade, e passam por anos de treinamento, até se formarem. O balé traz diversos benefícios à saúde, como melhoria na resistência física, na flexibilidade, no equilíbrio e na coordenação motora, além de tonificar os músculos, emagrecer e aumentar a autoestima. Conheça um pouco mais sobre o balé clássico e veja quais são os primeiros passos nessa dança.

Aqueles que querem se profissionalizar no balé geralmente começam cedo (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

As cinco posições do balé

O balé tem cinco posições dos pés. Na primeira posição, você deve deixar os pés virados para fora e unidos pelos calcanhares, formando uma linha reta. A segunda posição do balé é parecida com a primeira, com a diferença de que nesta os pés ficam afastados uns dos outros. Na terceira posição você deve cruzar um pé na frente do outro, de modo que o calcanhar encoste na metade do pé de trás. Temos também a quarta posição em que a partir da terceira posição leva-se um dos pés na frente e desce-se o calcanhar até encostar no chão. E, finalmente, a quinta posição, que é parecida com a terceira, com a diferença de que nesta um pé fica colocado bem em frente ao outro.

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Escolhendo a sapatilha

Ao começar a fazer balé, você usará a chamada sapatilha de meia-ponta. É uma sapatilha flexível que será a sua companheira durante toda a sua trajetória no balé. A sapatilha de meia-ponta pode ser feita de couro, lona ou de material sintético, sendo que a primeira tem melhor aderência em pisos de madeira e a segunda, em pisos de linóleo. Há modelos com sola inteira e outros com sola dividida, que costuma valorizar mais o colo do pé. Ao comprar a sapatilha de meia-ponta, experimente-a com o pé no chão, e não em arco, porque desta maneira o pé parecerá menor.

Demi-plié e grand-plié

Passos básicos e iniciais do balé, o "demi-plié" e o "grand-plié" são normalmente os primeiros exercícios realizados na barra. No "demi plié", você deve dobrar o joelho até a metade, sem tirar o calcanhar do chão. Já no "grand plié", os joelhos se flexionam completamente, tirando os calcanhares do chão. O "demi-plié" e o "grand-plié" são executados em todas as cinco posições do balé.

Elevé

Passo realizado frequentemente na barra, o "elevé" consiste em erguer o corpo com os pés em meia-ponta. A prática de "elevés" fortalece pernas, tornozelos e pés.

Rond de jambe

Outro passo bastante praticado na barra é o "rond de jambe". Ele consiste em realizar um movimento circular com uma das pernas, enquanto a outra permanece esticada e fixa no chão. O "rond de jambe" pode ser feito tanto com o pé deslizando no chão tanto com o pé no ar.

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Referências

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