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Problemas de comportamento em salas de aula do ensino fundamental

Atualizado em 19 julho, 2017

Alguns alunos do ensino fundamental podem exibir comportamentos inadequados. Dificuldades de concentração, problemas em casa, desenvolvimento inferior em relação a crianças da mesma idade e problemas de aprendizagem são fatores que influenciam o comportamento. Esses alunos podem agir de forma inadequada e interromper o processo de aprendizagem para evitar as tarefas. Encontrar o problema principal e compreender os problemas de comportamento pode diminuir as interrupções em sala de aula.

O comportamento de fuga em sala de aula pode indicar que a criança não está entendendo o conteúdo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

As crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade podem ter uma combinação de problemas de comportamento, incluindo dificuldade de prestar atenção, hiperatividade e comportamento impulsivo. Elas têm comportamento explosivos ou falam em momentos inapropriados e evitam fazer tarefas que exigem esforço mental. Os professores podem ajudar a reduzir esse comportamento impulsivo utilizando reforço positivo imediato, com recompensas concretas, tais como adesivos ou tempo livre. Apresentar as tarefas em pequenas partes ajuda os alunos com TDAH a não ficar sobrecarregados e a se comportar melhor.

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Dificuldades de aprendizagem

Um transtorno de aprendizagem se refere a uma aprendizagem acadêmica em padrões atípicos devido à forma como o cérebro processa a informação. Os alunos com transtorno de aprendizagem podem entender e escrever números e letras em sentido inverso. Muitas vezes, eles são incapazes de processar letras e suas associações de som, o que torna difícil conectar as palavras ou ler frases. Passa a ser difícil memorizar os conteúdos e aplicar componentes básicos de leitura e matemática. Os problemas de comportamento e aprendizagem dos alunos com transtorno geram frustração e comportamento de fuga ao fazer trabalhos escolares, lembrar de tarefas e conceitos. As crianças podem agir com agressão física ou apatia e evitar as regras da sala de aula para ficar distantes do trabalho acadêmico.

Atrasos no desenvolvimento

As crianças com atrasos no desenvolvimento muitas vezes apresentam comportamento inadequado em sala de aula. Elas estão frustradas e têm dificuldade de compreender os conteúdos, o ambiente escolar e as regras da sala de aula. Elas se desenvolvem com atraso em uma ou várias áreas, que podem ser desenvolvimento físico, pensamento, comunicação, habilidades sociais ou emocionais e de adaptação. É típico vê-las fazendo birra, jogando objetos, batendo nos outros ou se machucando. Socialmente, elas não percebem as habilidades sociais ao observar e ouvir os outros e sentem-se vitimadas quando são redirecionadas por um comportamento inadequado. Os professores podem ajudar os alunos com desenvolvimento atrasado por meio do modelo repetitivo de comportamento adequado. Se o aluno quiser os blocos de contagem de um colega e pegá-los sem pedir, o professor pode demonstrar o comportamento adequado, perguntando ao colega se o aluno pode usar alguns de seus blocos de contagem. Servir de modelo para comportamentos adequados pode ajudar a diminuir as birras e o comportamento explosivo.

Transtorno de comportamento

Transtornos de comportamento vão além do mau comportamento típico da criança, como se meter em confusão ocasionalmente por falar durante a aula. Os alunos com transtornos de comportamento frequentemente exibem comportamento hostil e agressivo. Eles são beligerantes por natureza e demonstram tal comportamento por meio de birras, ameaças aos colegas e adultos, hostilidade e mentira, além de prejudicarem figuras de autoridade, animais de estimação ou a si mesmos. Em sala de aula, eles não se saem bem e parecem planejar interrupções. Os professores podem ajudar crianças com transtorno de comportamento pedindo para o psicólogo da escola intervir e criar um plano de comportamento. Muitas vezes, as crianças com esse transtorno precisam ser isoladas dos colegas de classe ou receber educação através de serviços especiais para pessoas com transtornos emocionais.

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Referências

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