Problemas matemáticos que lidam com perímetros para a 3ª série

Escrito por robin hawkins | Traduzido por jacques baroukh aben athar de alcantara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas matemáticos que lidam com perímetros para a 3ª série
Existem várias formas de introduzir o conceito de perímetro em uma sala de aula da 3ª série (Ableimages/Photodisc/Getty Images)

Comparada aos anos anteriores, a matemática da 3ª série se torna um pouco mais rigorosa. Os estudantes passam de práticas básicas à resolução de problemas que envolvem vários conceitos matemáticos. A geometria é inicialmente introduzida na 3ª série através da resolução do perímetro de um objeto -- processo no qual os comprimentos de cada lado são adicionados. Existem várias formas pelas quais esse conceito pode ser ilustrado.

Outras pessoas estão lendo

Folhas de exercícios

As folhas de exercícios são um recurso muito útil para alunos que trabalham bem sozinhos. Exercícios de 3ª série que complementam a matéria podem dar aos estudantes uma prática extra com os conceitos de perímetro e área, além de ser possível propor desafios aos alunos capazes de fazer adições com números maiores. Para as crianças que compreenderam facilmente o conceito de perímetro, exercícios nos quais nem todas as medidas estão indicadas oferecerão um elemento extra ao seu aprendizado.

Projetos com perímetros

Deixe que os alunos usem sua imaginação e criatividade criando o mapa de um zoológico. Utilizando retângulos como o formato principal, cada estudante deve se encarregar da criação de uma construção para algum dos animais do zoológico. Qualquer combinação de formas pode ser feita por meio da junção de vários retângulos. As crianças devem, então, encontrar o perímetro de cada construção do zoológico, calculando o perímetro de cada retângulo e, em seguida, adicionando-os.

Atividades artísticas

Com alguns instrumentos de artesanato e um pouco de criatividade, os estudantes podem aprender a encontrar o perímetro de formas complexas através da arte. Para isso, será necessário folha quadriculada, tesoura, cola, papel cartão e giz de cera ou canetas marca-texto. Faça com que as crianças cortem os quadrados da folha quadriculada e os colem no papel cartão, construindo várias formas únicas. Quando a cola secar, use um giz de cera ou uma caneta para contornar cada quadrado. Em seguida, com uma cor diferente, contorne a forma completa que foi criada a partir dos quadrados pequenos. Ao lado de cada forma criada, peça para os estudantes escreverem seu perímetro, encontrando-o a partir da adição de todas as extremidades dos quadrados menores.

Jogos

Para alunos que apreciam o aprendizado a partir de brincadeiras, alguns jogos de computador podem ser um recurso útil para aprender sobre perímetros. As crianças podem acessar a internet e competir contra elas mesmas, tentando melhorar seu tempo e pontuação. Assim como as folhas de exercícios, esses recursos podem ajudar estudantes que necessitam praticar mais ou fornecer um desafio extra para aqueles que já estão prontos para problemas mais avançados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível