×
Loading ...

Como procurar ouro em rios

Atualizado em 17 abril, 2017

Batear ouro em rios pode ser uma atividade lucrativa e divertida. Para prospectar e encontrar rios com ouro gerou uma corrida no século XVII em Minas Gerais. Todos os garimpeiros sabem que encontrar um local lucrativo é raro. A maioria deles encontra flocos de ouro, que podem ser vendidos em baldes. A caçada pelo ouro é normalmente o que motiva os garimpeiros. Com algumas peças básicas, você pode começar a batear ouro sem ter nenhum treino ou curso especializante.

Instruções

Aprenda a procurar ouro em rios (river image by narongkron from Fotolia.com)
  1. Prenda uma tela sobre o topo da bateia ou do balde. A melhor tela a usar é a com furos de 0,5 cm, também chamada de tela 4. Essas telas são feitas especialmente para bateias e se encaixam sem outras ferramentas. A tela previne que grandes pedras entrem na bateia.

    Loading...
  2. Vista botas de borracha e entre no rio onde deseja batear. Assegure-se que a água flua lentamente. Se a água tiver fluxo alto, lavará o ouro rapidamente e você não conseguirá acumulá-lo.

  3. Pegue um balde ou bateia e passe pelo fundo do rio de forma que um quarto fique cheio de pedras e sedimentos.

  4. Solte a tela da bateia e reserve.

  5. Quebre pedaços grandes de argila com os dedos. Se não quebrar a argila, o ouro pode ficar preso a ela e será lavado.

  6. Segure a bateia em um ângulo que faça os sedimentos se moverem na frente. Permita que a água entre lentamente na bateia e permita que o sedimento comece a ser lavado lentamente. Continue fazendo isso até que tenha apenas uma areia preta e fina no fundo.

  7. Inspecione a areia procurando pontos de ouro. Pegue um imã e segure abaixo da bateia e mova-o lentamente em movimentos circulares. Isso faz os flocos se moverem de forma que possa vê-los.

  8. Pegue uma pisseta e coloque a ponta do bocal sobre o floco. Aplique pressão na garrafa; isso criará vácuo e o ouro será sugado para dentro.

  9. Coloque o resto da terra preta da bateia de volta no rio.

  10. Repita os passos 1 e 3 até o 9 para encontrar mais ouro.

Loading...

Dicas

  • Se não encontrar ouro onde estiver, tente se mover em movimentos de 1,5 metros até que ache um ponto do rio onde há minério.

Aviso

  • Você não encontrará ouro toda vez que usar a bateia; é preciso ser paciente.

O que você precisa

  • Tela de bateia
  • Botas de borracha
  • Bateia
  • Balde
  • Pisseta

Referências

Loading ...
Loading ...