Produtos químicos para tratamento de água cinza

Escrito por keiron audain | Traduzido por lucas calazans
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Produtos químicos para tratamento de água cinza
A água cinza pode ser reciclada (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A água cinza inclui todas as fontes de águas residuais domésticas, exceto do vaso sanitário. Demanda de água alta, baixa precipitação e preocupações econômicas em muitas partes do mundo despertaram o interesse no tratamento de água cinza e reciclagem. Ela contém uma extensa lista de contaminantes, incluindo micróbios que carregam o risco de infecção. Esses contaminantes microbianos na água reciclada são geralmente tratados por desinfecção química.

Outras pessoas estão lendo

Micróbios

Os micróbios identificados na água cinzenta incluem bactérias, vírus, protozoários e helmintos. Eles são liberados na água através da contaminação fecal, seja por lavar as mãos após utilizar o banheiro para necessidades fisiológicas ou por manusear fraldas de bebê. Lavar a carne crua também é uma fonte de contaminação. Micróbios na água cinzenta reciclada representam um risco de infecção, especialmente em indivíduos imunocomprometidos, como os idosos, os portadores de HIV e receptores de transplante de órgãos. Também é possível encontrar essa água contaminada para fins de irrigação que acaba poluindo fontes de água subterrânea e afetando a água potável.

Cloro

O cloro é o produto químico mais comumente utilizado para desinfecção e é aplicado a uma variedade de tratamentos de água, incluindo água potável e piscinas. Aproximadamente 15 mg de cloro é utilizado por cada litro de água cinzenta. O cloro é barato e disponível em grânulos, comprimidos e em água sanitária. Poluentes orgânicos grandes protegem algumas bactérias da desinfecção com cloro. A filtragem de água cinza para remover seu conteúdo orgânico é utilizada para retirar esses corpos grandes.

Sais de ferro (VI)

Sais de ferro (VI), tais como ferrato de sódio e o ferrato de potássio, são agentes de oxidação fortes e coagulantes utilizados no tratamento de água cinza. As suas propriedades permitem a desinfecção de micróbios, remoção de partículas suspensas e degradação dos poluentes orgânicos e inorgânicos. Apesar disso, o tratamento com ferro (VI) não é aplicado em grande escala devido à sua instabilidade, ao baixo rendimento durante a preparação e à falta de investigação sobre a sua eficácia em relação a outros tratamentos químicos.

Óleos essencias

Existem vários óleos essenciais com propriedades antimicrobianas. Pesquisadores da Universidade de Cranfield, no Reino Unido demonstraram que o óleo de orégano e o carvacrol são eficazes na desinfecção. As bactérias coliformes foram reduzidas para níveis não detectáveis ​​em 100 ml de água tratada com 468 mg/l de óleo de orégano. O tratamento com óleo essencial enfrenta problemas semelhantes ao cloro e aos sais de ferro (VI), em relação à quantidade de matéria orgânica na água cinza como bloqueio para desinfecção e uma quantidade insuficiente de óleo produzido para aplicação em larga escala.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível