×
Loading ...

Projeto de artesanato para as crianças: colares africanos

O Egito foi o primeiro país a desenvolver uma grande variedade de contas. Antigamente, elas eram utilizadas para enfeitar cintos, joias, rolos de papiro e sandálias para distinguir os governantes das outras pessoas. As contas africanas eram feitas de materiais coloridos como pedras, argila, vidro e conchas. As crianças vão adorar produzir suas próprias miçangas com materiais domésticos.

Antigamente, as contas africanas eram usadas apenas pelos governantes (Anup Shah/Photodisc/Getty Images)

Colar de pérola de papel

Crianças podem confeccionar contas coloridas com papel. Corte triângulos de papel branco, com medidas de 5 cm na base e nas laterais. Cada triângulo irá virar uma miçanga. Para peças coloridas, pinte-as ou use papel colorido. Corte canudos de plástico em pedaços de 5 cm. Coloque uma gota de cola branca no canudo. Cole-o ao longo do triângulo de papel, com a face branca voltada para cima. Enrole o papel no canudo, mantendo-o sempre no meio. Passe um pouco de cola na ponta do triângulo, para manter o papel no lugar. Coloque as contas em um fio colorido e amarre as pontas.

Loading...

Colar de macarrão

Para crianças mais novas, tinja algumas peças de macarrão penne para confeccionar um colar bem colorido. Encha potes de plástico com álcool isopropílico, o suficiente para cobrir a quantidade de macarrão a ser tingida. Você irá precisar de um vasilhame diferente para cada cor. Pingue várias gotas de corante alimentício no álcool. Coloque a massa, e deixe de molho por aproximadamente 15 minutos. Escorra o líquido, e seque o macarrão em papel-toalha. Deixe secar por algumas horas antes de montar o colar.

O macarrão penne pode ser transformado em miçangas coloridas (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Contas de massinha

Prepare a massa misturando duas xícaras de farinha de trigo, uma xícara de sal e aproximadamente 1/2 xícara de água. Divida a massa em vários pedaços, e pingue gotas de corante alimentício de diferentes cores em cada porção. Faça quantas cores você desejar. Deixe as crianças as enrolarem para formar pequenas bolas. Com uma agulha de tricô, faça furos no meio de cada bolinha. Incentive as crianças a misturar cores e experimentar diferentes formatos. Deixe as contas secarem ao ar durante a noite. Passe um fio no buraco feito nas contas e crie lindos colares e pulseiras.

Contas de tecido

Forneça às crianças tiras de tecidos de aproximadamente 5 cm de largura e 7,5 cm de comprimento. Cada tira resultará em uma conta. Corte canudos de plástico em pedaços de 5 cm de comprimento para ser o centro das peças. Dilua cola branca líquida em água, dentro de um vasilhame de plástico. Ensine as crianças a mergulhar uma tira de tecido na mistura de cola e retirar o excesso de líquido com os dedos. Estique a tira em uma superfície plana, e ajeite o canudo ao longo de uma das extremidades. Enrole o tecido no canudo. Deixe secar ao ar durante toda a noite. Passe um fio através das contas para fazer bijuterias.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...