Projeto de carro auto-sustentável para feira de ciências

Escrito por kelly smith | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projeto de carro auto-sustentável para feira de ciências
Você pode fazer carros auto-abastecidos com balões (Balloons image by Lori Pagel from Fotolia.com)

Você pode construir um carro auto-sustentável para uma feira de ciências com objetos, como ratoeiras ou balões. Carros auto-propelidos são um exemplo de física, demonstrando energia cinética. Crianças podem criar esses projetos simples, porém eficazes, com objetos da casa. Esses projetos podem ser para aulas de ciências, ou para diversão, para criar corridas ou ver quão longe podem ir.

Outras pessoas estão lendo

Carro de elásticos

Pegue uma folha de papelão, dois prendedores de papel, um canudo de plástico, duas borrachas de torneira de 0,5 cm e um elástico. Pegue duas cavilhas de 20 cm para os eixos, dois lápis e quatro CDs velhos ou porta-copos pintados de preto para as rodas.

Dobre a folha de papelão ao meio, abra e dobre novamente de cada lado em direção à dobra do meio. Dobre novamente para que forme um retângulo e ponha fita adesiva de cada lado para mantê-los juntos. Corte uma fenda no centro do pedaço mais longo. Essa fenda deve ter 5 cm de largura e 4 cm de profundidade. Corte o canudo em dois e uma das metades ao meio. Cole sob o carro em cada lado, horizontalmente, e insira as cavilhas para fazer os eixos. Cole as borrachinhas nos furos dos CDs com cola quente ou selante para que estejam fixas e se movam juntas como rodas. Cole os lápis inteiros em cada lado de cima do carro para fortalecer o veículo. Fixe um prendedor de papel em uma das extremidades e tire sua plaqueta puxando pelas extremidades. Insira o elástico pela plaqueta e ponha as pontas de volta. Ponha a outra ponta do elástico no segundo prendedor de papel. Puxe o carro para a frente, tensionando o elástico. Solte e veja seu carro correr enquanto o elástico desenrola.

Carro movido à balão

Pegue alguma fita isolante, um balão, tesouras, baralho e dois pares de rodas com eixos de um carro de brinquedo, um canudo e uma tachinha.

Dobre as cartas em três. Faça furos em cada lado da carta pra inserir o par de eixos e colocar as rodas de volta em cada ponta como um carro. As rodas devem ser grandes o suficiente para que o carro não encoste no chão. Corte o canudo ao meio e cole as metades uma contra a outra. Cole o canudo na abertura do balão e prenda com a fita isolante para que o ar não escape. Corte um quadrado no meio do topo do carro. Insira o canudo e balão através do furo ao longo na vertical para que o balão fique para fora sobre o carro. Prenda a outra ponta dos canudos sob o topo do carro para que fiquem para fora, de modo que possa assoprar e encher o balão. Encha-o e deixe o carro ir.

Carro de ratoeira

Providencie uma ratoeira, quatro ganchos de parede, duas canetas, dois abridores de latinhas ou borrachas de torneira, linha de pesca e quatro CDs velhos.

Tire os cartuchos de tinta das canetas para que os tubos fiquem vazios. Corte a parte de cima e de baixo dos dois balões e os coloque em torno de dois dos CDs que serão as rodas traseiras, para lhes dar tração. Faça um buraco no centro de uma das canetas e passe uma linha de pesca. Amarre um nó pela ponta que está saindo pela lateral. Ponha os dois ganchos um de cada lado da ratoeira (você pode usar uma furadeira para que não rache a ratoeira). Ponha a caneta sem a linha em um dos ganchos para ser um eixo na frente da ratoeira, onde a aba está.

Enrole o balão em torno da ponta da caneta. Insira um dos CDs sem o balão por cima daquele que colocou na caneta para que encaixe de maneira firme. Faça o mesmo do outro lado da caneta. Ponha a caneta com o fio nas argolas na parte de trás da ratoeira. Amarre a linha na aba que se move quando a armadilha é ativada. Enrole o balão em cada ponta da caneta e coloque um CD de cada lado, assim como na frente. Coloque seu carro no chão até que a linha tensione. Erga a aba e mantenha puxando até que armadilha comece a carregar e puxe para trás até o fim. Coloque a ratoeira de acordo com as instruções na embalagem. Bata no gatilho e observe o carro funcionar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível