Projetos de circuitos eletrônicos que você pode fazer

Escrito por john papiewski | Traduzido por max jahnke
Projetos de circuitos eletrônicos que você pode fazer
Seja um entusiasta de eletrônica (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Atualmente, o mundo online de hobistas e pessoas interessadas por eletrônica está tão forte como nunca. Você pode encontrar projetos gratuitos, diagramas de circuitos e instruções passo-a-passo para construir vários projetos. Além disso, as lojas de eletrônicos têm sites na web, tornando a busca por peças mais fácil. Recursos para desenvolver habilidades importantes, como ler esquemáticos e soldar também estão disponíveis.

Rádio transmissores

Você provavelmente tem um rádio em casa ou no seu carro. Você pode construir um transmissor e obter experiência de aprendizagem com esta montagem. As partes constituintes são componentes eletrônicos comuns, mas você pode querer criar suas próprias bobinas.

Para os projetos de rádio, tome cuidado no processo de construção do circuito. Correntes elétricas de radiofrequência são mais propensas a circular pela placa se os fios e componentes forem colocados muito próximos. A capacitância e a indutância dos fios torna-se um fator a ser considerado em altas frequências. O melhor a fazer é achar uma placa de circuito impresso bem projetada.

Temporizador

O circuito integrado temporizador 555 existe há bastante tempo e é um dos favoritos dos hobistas. Mesmo os novatos acham fácil projetar e construir temporizadores, buzinas e caixas com luz piscando usando-o. O site The Electronics Club descreve, juntamente com muitos outros projetos, um circuito temporizador com o 555 que pisca um diodo emissor de luz (LED) de vez em quando, imitando a luz de alerta de um alarme. Já que ele opera em baixa frequência, ele é mais fácil de construir do que o transmissor de rádio acima. Você pode construí-lo em uma placa perfurada simples, com um pouco de solda, em poucas horas. Depois que você construir este circuito, estude outros projetos feitos com o chip 555. Muitos deles vão ser fáceis e gratificantes, e você em seguida vai se ver pensando nas suas próprias aplicações.

Fontes de tensão

Se você pretende fazer ajustes eletrônicos, você vai precisar de algumas boas fontes de alimentação. A energia que vem da tomada é de 110 volts de corrente alternada (AC) (ou 220V, dependendo da região). A maioria dos projetos usam corrente contínua (DC) com tensões muito baixas. Você pode construir o seu próprio adaptador AC de tomada, ou comprá-lo.

Fontes de energia simples que fornecem até 1,5 ampères de corrente não são difíceis de construir. Eles dão mais flexibilidade na escolha das tensões, bem como a satisfação de tê-los criado. Você vai precisar de um transformador, de uma ponte retificadora, de reguladores e de capacitores de filtro.

Os reguladores de tensão das séries 7800, 7900, 317, e 337 lhe garantirão energia sem ruído e terão bom encapsulamento a um baixo custo. A série 7800, tais como 7805 e 7815, dão tensões positivas fixas (5 e 15, respectivamente), enquanto os 7900s regulam tensões fixas negativos. O 317 e 337 lhe entregam tensões negativas e positivas variáveis.

Amplificadores de áudio

Você pode construir amplificadores de áudio com muito poucas peças, graças aos circuitos integrados (CIs) especiais para amplificadores. Estes CIs têm a maioria dos componentes construídos internamente. Você apenas junta algumas partes externas, um case, a fiação e a alimentação. A ADX Electronics, listada nas Referências abaixo, tem uma página muito completa dedicada à construção destes amplificadores.

Já que a maioria do trabalho é feita no chip do amplificador, a montagem é simples. Um item que precisa de atenção, no entanto, é a fonte de alimentação. Nenhum amplificador vai ter um bom som se não tiver uma fonte de energia sem ruídos. Felizmente, você pode encontrar chips para fazer fontes de alimentação também, como mencionado na seção anterior.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível