Projetos de fototropismo com uma caixa de sapatos

Escrito por amy sterling casil Google | Traduzido por deise ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de fototropismo com uma caixa de sapatos
Vença a feira de ciências com um projeto de fototropismo com caixa de sapatos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

As plantas crescem tão lentamente que só podemos identificar os seus movimentos ao longo do tempo. Elas sabem o caminho por onde devem crescer com base na luz, na água e na gravidade. Seus sutis movimentos em direção às coisas de que precisam são chamados "tropismos". A projeção de uma planta em direção à luz é chamada de fototropismo. Uma caixa de sapatos é um espaço ideal para plantar uma pequena planta e observar como ela usa a luz -- e um hormônio vegetal chamado auxina -- para crescer em sua direção, ilustrando o fototropismo.

Muda de batata ou feijão em caixa de sapatos

Em primeiro lugar, compre ou plante uma batata pequena ou um broto de feijão. Pegue uma caixa de sapatos e retire a tampa. Corte um buraco redondo de mais ou menos 5 cm no meio de um dos lados estreitos da caixa. Usando uma outra caixa ou outros pedaços de papelão, corte três paredes 5 cm mais estreitas do que a caixa de sapatos e com altura exata para formar compartimentos. Cole com fita adesiva a primeira parede no lado esquerdo da caixa. Passe a fita adesiva na segunda parede no lado direito da caixa de sapatos. Por fim, aplique a fita adesiva na terceira parede, também no lado esquerdo da caixa de sapatos, formando um labirinto com 3 paredes. Coloque a planta na parte de trás da caixa, no lado oposto do furo circular. Coloque a caixa de frente para uma janela para que receba bastante luminosidade e cubra-a com a tampa. Somente retire a tampa para regar a planta quando necessário. À medida que o tempo passar, a planta crescerá em torno do labirinto interior e fora do buraco circular na caixa de sapatos. A planta de batata ou broto de feijão é um bom projeto para um grupo de três alunos, porque um aluno pode cuidar do broto de feijão ou da batata, um outro estudante pode criar o labirinto caixa de sapatos e o terceiro aluno pode regar as plantas e cuidar dela enquanto estiver crescendo.

Registrando o crescimento de sua planta

Quão rápido a batata ou feijão pode crescer? Esses são os melhores tipos de plantas para um projeto fototropismo em caixa de sapatos porque crescem rapidamente. A planta de feijão atinge sua altura plena de cerca de 50 cm em aproximadamente três semanas. Uma muda de batata cresce até 60 cm em quatro semanas. Essa altura é suficiente para transplantá-las para fora da caixa. Use uma régua para medir o crescimento. Adicione uma marca de crescimento no interior com um lápis e meça a altura. Tente fazer a medição no mesmo horário todos os dias. Não desanime durante o começo. O feijão ou batata pode crescer lentamente no início. Mantenha a planta regada e o processo deve acelerar após o terceiro ou quarto dia.

Projetos de fototropismo com uma caixa de sapatos
As mudas começam pequenas e crescem rapidamente durante três a quatro semanas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O que acontece dentro do labirinto da caixa de sapatos?

Um cientista holandês chamado Frits W. Went fez experimentos com plantas na década de 1920 e descobriu que elas produziam um produto químico em seus caules e folhas que estimula o crescimento. O produto químico é um hormônio chamado auxina. Se a luz atingir um caule de uma planta crescendo em uma direção, mais fluxos de auxina serão liberados ao longo da haste da planta na área escura, fazendo-a crescer mais rápido do que a área exposta à luz. As plantas tendem a dobrar para o lado iluminado porque a porção da haste que se encontra protegida cresce mais depressa do que a área que está iluminada. A quantidade de luz afeta o grau de flexão nos jovens caules de plantas.

Cuidando da sua planta e do seu labirinto

Retire a tampa da caixa de sapatos e verifique o crescimento da planta, uma vez por dia, enquanto ela estiver crescendo. Regue diariamente ou em dias alternados, dependendo do grau de umidade do solo. A terra vegetal deve estar úmida, mas não molhada ou encharcada. Recoloque a tampa rapidamente após a verificação e regue. Mantenha o furo na extremidade da caixa de sapatos como fonte de luz primária. Caso contrário, ela pode crescer para cima e para fora da caixa em vez de através do labirinto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível