Conhecimento

Projetos de incentivo à leitura nas escolas

Escrito por dee willis | Traduzido por natali bazana
Projetos de incentivo à leitura nas escolas

A participação dos pais é imprescindível para motivar o interesse pela leitura

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

O sucesso inicial da aprendizagem implica em uma forte capacidade de leitura. O entendimento das disciplinas escolares, tais como estudos sociais e ciências é amplamente baseado em habilidades de compreensão. Alguns alunos gostam de ler, mas outros têm motivação limitada. As escolas podem optar por incorporar projetos de leitura para motivar os estudantes. Envolver os alunos neste tipo de atividade promove a aprendizagem das disciplinas e pode melhorar o desempenho geral da escola.

Concurso de leitura

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

As crianças são naturalmente competitivas. Envolvê-las em uma competição de leitura pode motivá-las a ler mais livros. Concursos podem ser organizados por sala de aula ou podem incluir todas as classes dentro de um nível de ensino. Garanta que haja uma variedade de livros disponíveis para todos os interesses, pois as crianças são participantes mais entusiasmados quando gostam do que estão lendo. Atribua prêmios a alunos que leem mais livros e também aos que leem um determinado número de livros dentro de um período de tempo. As escolas também podem realizar o concurso de leitura para todos os graus simultaneamente e manter um conjunto de premiação. Motive os alunos, montando um evento divertido com jogos, música e outros entretenimentos.

Discussão sobre livros

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Conduza discussões e debates sobre livros em sala de aula. Para facilitar a compreensão, o professor pode ler para a turma ou pedir que os alunos leiam o livro em casa. Depois, envolva as crianças na discussão sobre o livro. Faça perguntas detalhadas, como: "Por que você acha que a joaninha ranzinza voou para longe?". Isso permite que as crianças expressem seus pensamentos e ideias, e melhora a compreensão da leitura. Incentive a participação, dando adesivos de estrelas ou outras recompensas aos voluntários que responderem às perguntas ou que expressarem suas ideias.

Alunos autores

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Peça aos alunos que escrevam seus próprios livros; eles podem trabalhar individualmente, em pequenos grupos ou com a turma toda. O professor pode sugerir um tema relacionado a uma determinada aula, ou pedir à turma para sugerir e votar em ideias do tópico. As crianças podem escrever e ilustrar a história em folhas sulfite que podem ser coladas juntas. Como alternativa, o professor pode oferecer aos alunos uma cartolina grande. Quando concluído, os alunos podem ler a história para a classe. Convide os pais para participar.

Atores em sala de aula

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Peça que as crianças façam um teatrinho com suas cenas favoritas das histórias que leram. O professor poderá deixar que os alunos trabalhem em grupos, em duplas ou mesmo individualmente. Quando os livros forem escolhidos, dê alguns dias para que eles façam a leitura e planejam a atividade. Escolha uma data exata para cada criança ou decida sobre a apresentação semanal de cada grupo. As crianças podem usar fantasias e adereços de acordo com os personagens do livro para ficar divertido.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media