Projetos em microcontroladores

Escrito por rupinder dhillon | Traduzido por pedro henrique braga
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos em microcontroladores
Microcontroladores controlam quais LEDs estão ligados ou desligados em telas e monitores (Aidon/Digital Vision/Getty Images)

Um micro controlador é um tipo de circuito integrado (CI) que inclui uma memória, uma unidade de processamento central e as entradas e saídas para a transmissão de dados. Apesar de um micro controlador ser apenas um simples CI, as pessoas podem também se referir a eles como microcontroladores aumentados, que incluem os componentes do CI e os adicionais eletrônicos. Você pode encontrar microcontroladores em diversos dispositivos, incluindo robôs, carros e sistemas de iluminação avançados. Use um microcontrolador para aprender sobre a construção de eletrônicos e dispositivos de controle com sensores e comandos de computador.

Outras pessoas estão lendo

LED piscando

O projeto mais simples em microcontroladores para iniciantes é o LED piscando. Você vai precisar de um microcontrolador, como por exemplo um Arduino, um computador, resistores, uma placa de ensaio, fios, cabo USB e um LED. Se você nunca criou um programa de computador, olhe o manual do seu microcontrolador para aprender sobre a linguagem que ele usa.

Crie um programa que ligue e desligue o LED por meio de um atraso programado. Conecte o micro controlador em seu computador usando um cabo USB e carregue o programa em seu microcontrolador. Desligue o microcontrolador da fonte de energia. Coloque o LED na placa de ensaio. Ligue a resistência ao ânodo do LED (a perna positiva), e a outra extremidade do resistor à saída do microcontrolador utilizando um fio. Conecte o cátodo do LED (a perna negativa) ao terminal terra no seu microcontrolador utilizando um fio. Ligue o microcontrolador e veja o LED piscar.

LED controlado pelo usuário

Você pode controlar a saída de um microcontrolador usando componentes eletrônicos, tais como potenciômetros. Um potenciômetro é uma resistência variável, que fornece controle em tempo real sobre a quantidade da passagem de corrente elétrica através de um circuito. Controlar o brilho de um LED com um potenciômetro é um projeto bom para iniciantes que conseguiram dominar o projeto do LED piscando. Você precisa de todos os componentes necessários para o projeto LED piscando e um potenciômetro rotativo.

Crie um programa que monitore os dados de entrada do microcontrolador e utilize os dados para controlar a saída do canal ligado ao LED. Carregue o programa no microcontrolador e desligue a alimentação dele. Conecte uma das pernas exteriores do potenciômetro à tensão positiva no microcontrolador. Ligue a outra perna externa no terminal terra do microcontrolador. Ligue a perna do meio ao canal de entrada analógica do microcontrolador. Em seguida, ligue o microcontrolador. Gire o potenciômetro rotativo para aumentar ou diminuir o brilho do LED.

Rastreador GPS

Use seu microcontrolador para criar um rastreador GPS que registra a sua localização onde quer que você vá. Este projeto é adequado para amadores com experiência em eletrônica de intermediária a avançada. Você precisará de um microcontrolador, computador, módulo GPS, caixa de proteção e baterias. O módulo GPS rastreia seus locais e os salva em sua memória. Carregue os dados em seu computador e traduza-os em endereços usando softwares como o Google Earth ou GPSvisualizer. Se você quiser ver os dados em tempo real, adicione uma tela de LED ao seu projeto. Você também pode adicionar um módulo de celular para transmitir os dados do módulo de GPS para o seu telefone celular.

Controlador de MIDI

MIDI é uma sigla que vem do inglês "Musical Instrument Digital Interface" ou Interface de instrumento musical digital, que são dados digitais que controlam sequenciadores de áudio, sintetizadores digitais, software de VJ e muito mais. É possível transformar um microcontrolador em um controlador MIDI usando sensores, tais como flexão, temperatura e sensores de pressão.

Crie um programa que aceite entrada de todos os seus sensores. Multiplique ou divida os valores de entrada de modo que os valores resultantes variem de 0 a 127, que são valores apropriados para MIDI. Converta os valores resultantes em dados MIDI usando uma biblioteca MIDI em seu microcontrolador ou em seu próprio código.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível