Proporção de cascalho para o tamanho do aquário

Escrito por daniel scott | Traduzido por diego silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Proporção de cascalho para o tamanho do aquário
O cascalho em aquário pode servir para múltiplos propósitos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ao comprar um aquário você provavelmente vai escolher colocar cascalho no fundo. Apesar dele não ser absolutamente necessário, ele serve para muitos propósitos além de simples decoração. Esse substrato pode ser a chave para criar o ciclo de nitrogênio em seu aquário. Quando os detritos chegam ao fundo eles se assentam no cascalho. O cascalho eventualmente abriga bactérias que irão consumir os detritos e manter seus peixes mais saudáveis. Ele serve como ancoração para plantas, especialmente as vivas que as raízes fornecem uma "quebra" adicional de detritos. Esse substrato pode também adicionar cor e textura para superfícies de vidro que iriam ficar vazias.

Outras pessoas estão lendo

Seleção

Uma vez selecionado o aquário, você deve escolher o sistema de filtragem e outros acessórios. Se optar por um filtro que fica abaixo do substrato você com certeza vai precisar de cascalho. Ele mantém o filtro no lugar e captura os detrito quando o equipamento suga a água por todo o fundo do tanque. O cascalho que você escolher deve ser grande o bastante para permitir que a água passe por ele. Você deve optar por um tipo que seja preparado para aquário. Isso ajuda a assegurar que não hajam toxinas latentes no substrato que irão causar danos em seus peixes. É necessário enxaguar o cascalho com água antes de colocá-lo em seu tanque.

Proporção

Se você escolher usar cascalho, e especialmente se estiver usando um filtro que fique abaixo do substrato, você deve saber o quanto comprar. Deve se ter pelo menos 7, 6 cm de cascalho no fundo do tanque. Essa proporção funciona de modo que de 450 a 650 gramas por cada 3,7 litros de água. Um tanque de 370 litros deve necessitar de 45 a 68 quilogramas de cascalho.

Segundo método

Outro modo de descobrir a quantidade de cascalho necessária é multiplicar o comprimento vezes a largura do fundo do tanque. Multiplique o resultado por 10 e arredonde do número retirando o último dígito. Um aquário de 25,4 por 50,8 centímetros vai lhe dar o resultado de 1290 gramas, transformando em quilos você terá 12 quilos. Esse é o mesmo número que você vai achar se usar a proporção estimando 450 gramas para cada 3 litros de água, já que estas são as dimensões de um aquário de 75 litros. Porém, você deve levar em consideração as variações se estiver enchendo um tanque designados pelo número de litros seguido de uma letra A. Isso significa que o aquário foi feito para conter mais água com menor base e sua letra designada A para "alto", ou seja, o tanque possui lados mais altos e logo fundo menor que outros tanques de mesmo volume.

Montagem

Coloque seu filtro no fundo do aquário. Adicione as peças verticais nas aberturas circulares do equipamento. Coloques esses tubos verticais na parte de trás do tanque para não atrapalharem sua visão dos peixes. Conecte os tubos de ar e pedras difusoras ao filtro de acordo com as instruções do produto. Assim que as bolhas começarem a fluir, elas irão empurrar a água junto. Isso força a água pelo cascalho, e depois pelo filtro.

Adicione o cascalho

Uma vez que montar o filtro, você pode começar a colocar o cascalho. Ponha uma pequena quantidade em um escorredor de macarrão na pia da cozinha. Abra a torneira e deixe a água correr pelo cascalho até que ele esteja completamente limpo. Jogue o substrato limpo em um balde e leve até o aquário. Lentamente passe o cascalho limpo do balde para o tanque. Espalhe-o sem mudar a montagem o filtro de lugar. Ao ir adicionando camadas, acumule parte do cascalho na parte de trás do tanque. Assim você terá uma boa visão dos peixes e plantas.

Coloque acessórios

Adicione qualquer acessórios que comprar para o tanque. Plantas devem ser presas ao cascalho. Você pode precisar de pedras maiores em volta das plantas para segurá-las até que as raízes se desenvolvam. Adicione rochas, enfeites e elementos esculturais que comprou para o tanque. Quando tiver tudo arrumado, coloque um pires no fundo do tanque. Derrame a água lentamente no aquário, acertando o pires. Isso previne que a água destrua a montagem que você fez. Se as decorações começarem a flutuar, vire-as de cabeça para baixo para que as bolhas escapem. Encha o tanque até 75 % de sua capacidade e cheque se o cascalho continua no lugar e os acessórios continuam no local onde você quer que eles fiquem.

Outras montagens

Cheque os outros acessórios do seu aquário para encontrar as instruções de montagem. Você pode instalar um purificador, um aquecedor, um tampo iluminado ou outros itens elétricos. Leia as instruções de segurança para usar esses acessórios elétricos dentro e perto da água. Verifique se todos os acessórios estão instalados corretamente para evitar espirros, drenagem e danos elétricos. Se possuir uma bomba de ar com tubos de plástico, por exemplo, preste atenção em sua posição pois uma falta de energia pode fazer com que a água seja drenada por ela se a mesma estiver mais abaixo no tanque. Seguir as instruções do produto podem impedir danos e ferimentos. Adicione produtos químicos de condicionamento da água e ligue seu tanque. Verifique todos os sistemas e certifique-se que o ar esteja saindo pelo filtro. Observe se pedaços de plantas ou outros objetos flutuantes estão fluindo para o cascalho. Termine de encher o tanque.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível