Mais
×

Como fazer seu próprio cardápio ilustrativo de restaurante

Caso seja um dono de restaurante que gostaria de atualizar seu cardápio ou criar um totalmente novo, você não precisa gastar dinheiro contratando um designer gráfico para fazê-lo. Com programas avançados de computador e um simples programa de manipulação de fotos disponíveis atualmente, qualquer um pode criar documentos com imagens para imprimir. Você pode fazer seu próprio cardápio tentador do restaurante com fotos em folhas A4 usando softwares básicos de processamento de texto e de design.

Instruções

Crie cardápios de restaurante de aparência profissional com fotos usando seu computador (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Monte uma lista de todos os itens oferecidos no cardápio. Estabeleça quantas páginas individuais são necessárias para preencher suas capas de menu e agrupe os itens em categorias específicas, tais como "Entradas", "Sanduíches", "Café da manhã", "Almoço" ou "Sobremesa". Para cada categoria, escreva uma lista dos itens oferecidos apropriados. Por exemplo, inclua todas as tortas, bolos e sorvetes na lista de "Sobremesa"; panquecas, omeletes e rabanada na lista de "Café da manhã"; e bifes, costeletas e hambúrgueres na lista de "Grelhados".

  2. Fotografe itens específicos do cardápio e áreas do restaurante para incluir em seu menu. Prepare alguns de seus pratos em destaque e crie uma apresentação atraente, exibindo-os em uma mesa em uma área que seja bem iluminada. Use uma câmera digital para tirar fotos em close-up de cada item individualmente ou em grupos, dependendo da sua preferência pessoal. Passe as fotos para seu computador e use um programa de manipulação de fotos, como o Picasa ou o PicResize, para cortar e dimensionar as fotos de acordo com seu gosto.

  3. Faça o download de molduras e clip-arts necessários. Programas de processamento de texto geralmente incluem clip-arts grátis, mas você pode encontrar alguns que sejam limitados, suficientes o bastante para melhorar um cardápio de restaurante. Sites como o Webweaver's Free Clipart e Designed to a T oferecem dezenas de molduras e clip-arts grátis para cardápios de restaurante. Procure por imagens de garçonetes, cozinheiros, coquetéis, hambúrgueres, cachorros-quentes e vários outros itens relacionados à restaurante. Baixe as imagens que você gostaria de usar para o disco rígido do seu computador.

  4. Abra seu programa de processamento de texto, procure um estilo e tamanho de fonte e comece a compor seu cardápio. Se você estiver usando molduras, organize-as em um documento em branco, inserindo e selecionando os arquivos apropriados. Crie um novo documento para cada página do seu cardápio usando uma de suas listas para cada uma dessas páginas. Dentro das molduras, monte uma breve descrição detalhada de cada item na lista do cardápio e inclua informações individuais de preço.

  5. Insira e organize as fotos e clip-arts nas páginas do seu cardápio. Clique com o cursor no documento onde você gostaria de adicionar um clip-art ou uma imagem e insira a que você desejar, selecionando-a a partir da pasta onde ela está localizada em seu computador. Uma vez que você adicionou todas as imagens que queria, salve o documento com um nome apropriado para a página.

  6. Revise seu projeto de cardápio após a conclusão do trabalho. Imprima uma cópia de cada uma de suas novas páginas do menu para visualizar como cada uma fica na impressão. Se você estiver satisfeito com uma página, imprima-a na quantidade suficiente para preencher todas as suas capas de plástico para cardápio. Se ainda não estiver satisfeito, faça as correções necessárias e, em seguida, imprima as cópias.

  7. Insira as páginas nas capas. Cada capa de plástico de seu cardápio deve acomodar duas páginas. Posicione a capa e a primeira página interior virada de costas uma para a outra e deslize-as suavemente no primeiro envoltório de plástico com a capa virada para fora e a primeira página voltada para dentro. Coloque as duas páginas seguintes de costas uma para a outra e insira-as no segundo envoltório. Continue os mesmos passos até que todas as páginas tenham sido inseridas e a última capa esteja virada para fora no último envoltório.

O que você precisa

  • Computador
  • Programas de processamento de texto e de design
  • Impressora
  • Tinta para impressora (preta ou colorida)
  • Câmera
  • Papel
  • Capas de plástico para cardápios
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article